190 mil euros para a requalificação do posto de turismo de Santo Tirso

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INAUGURAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 9 DE SETEMBRO

Já estão concluídas as obras de requalificação – avaliadas em mais de 190 mil euros – do Posto de Turismo de Santo Tirso. As obras serão cofinanciadas em 85% pela ON2 depois de a Câmara Municipal de Santo Tirso ter visto aprovada uma candidatura sua com esse propósito. A inauguração acontecerá na próxima segunda-feira, às 11 horas.

Através da sua Loja Interativa, o novo Posto de Turismo de Santo Tirso passará a ser um espaço de ligação em rede entre todos os espaços de promoção e divulgação turísticas do Norte de Portugal, possuirá um conjunto de valências tecnológicas, que o transformará num espaço de lazer/diversão, educativo, formativo e informativo, através da sua componente de interatividade.

Quem visitar a Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso poderá aceder a vídeos sobre o Concelho e sobre o Norte de Portugal, animações apelativas, mapas, textos e descrições, visitas virtuais, animação 3D, aplicações para smart phones, pintura virtual, entre outros, participando ativamente na valorização turística da região.

Para além dos habituais serviços de promoção e divulgação da região e de suporte aos turistas, a loja Interativa de Turismo vai disponibilizar ainda produtos tradicionais da região, assim como packs de experiências da região: Gifts/Merchandising relacionados com a região; Livros e DVDs sobre a região e de autores regionais; CD’s de música regional; Reservas de serviços turísticos; Bilhética e Publicidade.

A constante evolução dos fluxos turísticos e o elevado grau de competitividade existente entre os diferentes destinos, tanto a nível nacional como internacional, levaram a Entidade Regional do Porto e Norte de Portugal (ERT PNP), juntamente com as entidades parceiras, à reformulação da estratégia, a nível regional, no que concerne à captação dos turistas. Estas entidades percecionaram, desde logo, a forte necessidade de oferecer, cada vez mais, informação e serviços personalizados e sofisticados, com o intuito de, numa fase posterior, fidelizar os visitantes ao destino.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a ERT PNP, pretende implementar uma loja interativa de turismo, loja esta que integrará uma rede regional de lojas interativas, tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu todo, com base nas linhas orientadoras definidas no documento “Norte 2015” como sejam:

1. A uniformização da imagem Porto e Norte de Portugal

2. A otimização do acesso à informação;

3. A inovação;

4. A promoção dos distintos produtos estratégicos definidos no Plano Estratégico Nacional do Turismo associados à Região;

5. O Desenvolvimento socioeconómico;

A Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso terá lugar no edifício dos Paços do Concelho, precisamente por ser considerado um meeting-point dos principais fluxos turísticos e populacionais dentro da sede de concelho, permitindo uma adequação plena aos interesses e motivos de procura por parte da população e dos turistas.

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