Alunas da escola profissional agrícola premiadas com visita a Bruxelas

0

VISITA AO CENTRO DA EUROPA – PROJETO NÓS PROPOMOS

No âmbito do projeto “Nós Propomos”, duas alunas do curso de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, em Santo Tirso deslocaram-se ao centro da Europa, entre os dias 24 e 29 de abril, com o objetivo de conhecer o Parlamento Europeu e as cidades de Paris e Bruxelas.

O projeto “Nós propomos” é da responsabilidade do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT) e tem como finalidade promover a “Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, numa perspetiva de governança e sustentabilidade.

Aos alunos foi proposto incentivar a sua participação ativa no ordenamento do território e aumentar a capacidade crítica do planeamento da paisagem, através da identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução dos mesmos.

No início do ano letivo, depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos identificaram em pequenos grupos, problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – da recuperação de um edifício abandonado, à reconversão de um antigo Cineteatro, …

Alunos e professores tiveram uma reunião com técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso, sobre as principais orientações e preocupações do Plano Diretor Municipal – o que ajudou a enquadrar os diversos problemas que estavam a estudar.

Os alunos realizaram, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboraram propostas de resolução do mesmo. Estas propostas foram avaliadas pelos professores da turma e a proposta vencedora foi dada a conhecer ao Júri Nacional.

Todos os alunos participantes tiveram a oportunidade de apresentar o seu projeto no Seminário Nacional que ocorreu no IGOT da Universidade de Lisboa.

Esta viagem foi um prémio aos melhores projetos apresentados a nível nacional e consistiu numa visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, complementado com algumas paragens de extrema importância cultural, como Guernica e San Sebastian no País Basco e Paris, em França.

Toda a viagem foi acompanhada por vários professores e investigadores e por um guia que auxiliou sempre os participantes de forma ativa e pedagógica. Esta iniciativa permitiu às alunas tomar contacto com diferentes realidades, contribuindo para o seu enriquecimento pessoal e profissional, além de um salutar convívio entre os diversos intervenientes do Projeto.

 

 

Share.

Leave A Reply