Assembleia de Freguesia de S.Tomé de Negrelos

0

Teve lugar a última Assembleia de Freguesia de S.Tomé de Negrelos no passado dia 26/06/2015, no Auditório da EBI de S/Tomé de Negrelos/Escola da Ponte. Muito resumidamente, gostaríamos de focar aqui os principais pontos que foram discutidos e deliberados/votados. Relativamente à habitual discussão, no que respeita a Informação Escrita do Presidente da Junta e da situação Financeira da Junta, não houve grande discussão, visto serem assuntos protocolares e habituais em todas as Assembleias de Freguesia, por norma consensuais. Neste capítulo, houve somente uma intervenção ligeira por parte da Dr.ª Carla Ferreira do TPN, relativamente á Publicidade que as “Barraquinhas”, postas á disposição pelo actual Executivo às diversas Associações de modo a terem um “abrigo” condigno nas Festas da Vila, ostentavam. Ou seja, frisou o seu desagrado pelo facto de as ditas “Barraquinhas”, terem a identificação da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

Defendeu o Executivo actual, que em nome de uma boa e sã convivência, entre Freguesias, não se opôs ao Pedido da Presidente de Junta da Vila das Aves, de manter os painéis, com a identificação da Junta de Freguesia vizinha. Afirmou o Presidente da Junta de S.Tomé de Negrelos, ser apologista de que as animosidades e “bairrismos” levados a extremos, tentando fomentar inimizades, não têm razão de ser, nem levam, a soluções inteligentes. Ambas as Freguesias são do mesmo Concelho, do mesmo Distrito e do mesmo País. Não foram pedir “Barraquinhas” a nenhum País estrangeiro, com quem Portugal tenha cortado relações Diplomáticas. Mais disse que sempre irá lutar pelos interesses da Vila de S.Tomé de Negrelos e se possível, num futuro próximo, obter os meios necessários, para conseguir as sua próprias “Barraquinhas”. Tudo a seu tempo e com a devida responsabilidade.

 

santotirsodigital_assembleia_tome_negrelos2

De seguida foi apreciada e votada a alteração do Acordo de Execução para a realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico e manutenção dos respectivos espaços envolventes, celebrado com a CMST. Ponto que reuniu unanimidade e foi votado favoravelmente.

O ponto seguinte, da Ordem de Trabalhos, que era a apreciação e votação do contrato de delegação de competências para a gestão do Espaço do Cidadão e execução de obras de adaptação a celebrar com a CMST, foi o que menos consenso gerou, levando inclusive a Bancada do TPN a pedir a suspensão da Votação, argumentando que a Camara Municipal, nesse mesmo Contrato se intitular “Dono e legítimo Proprietário” do Edifício, onde está instalada a Sede da Junta de Freguesia de S.Tomé de Negrelos, o que segundo o TPN, não correspondia á verdade, afirmando que o Prédio pertence á Junta de Freguesia de S.Tome de Negrelos. Perante, tais alegações, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Sr. Fernando Azevedo, respeitando a legalidade seguiu a Ordem de Trabalhos apresentada, confiando na veracidade dos Documentos apresentados, pelo Executivo, salvaguardando, para posterior rectificação do Contrato a assinar com a CMST, se se viesse a comprovar, que as alegações do TPN tivessem fundamento.

Finalizando a Assembleia em questão, foi pedido ao Público presente, que se manifestasse (Período depois da Ordem de Dia), vulgarmente conhecido como período de intervenção do Público.

Houve a inscrição do Sr. Fonseca, do lugar das Pombinhas….que indagou a Mesa da Assembleia, acerca de movimentações suspeitas, a calado da noite, com a retirada de móveis e outros apetrechos, da ex-Escola das Pombinhas, dita ex-Sede da Associação Humanitária Negrelense. Afirmou o Sr. Fonseca, existirem fotos e gravações, desses movimentos, perguntando pela legalidade dos mesmos. Foi-lhe dito, pelo Presidente da Junta, que havia conhecimento de certos movimentos/deslocações suspeitas, mas que somente depois de consultar o Inventário de Bens, na CMST, se poderia avançar, com as medidas devidas.
Assim terminou, mais uma Assembleia de Freguesia da Vila de S.Tomé de Negrelos. Pedimos a leitura atenta dos nossos leitores, para os factos, supra citados.

santotirsodigital_assembleia_tome_negrelos3

 

 

 

Share.

Leave A Reply