CAID inaugura novo polo de formação e bolsa de serviços

0

Novo espaço resulta de um investimento de 200 mil euros

 A CAID, Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, inaugurou hoje as novas instalações dedicadas à formação profissional e bolsas de serviços, na Rua Ferreira de Lemos, em Santo Tirso. No total, o espaço vai acolher cerca de 35 utentes e seis funcionários em permanência.

“É uma enorme felicidade estar aqui hoje, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, para a inauguração destas instalações”, salientou o presidente da Direção da CAID, Alberto Costa, durante o discurso. “Este é mais um sonho tornado realidade, um projeto extremamente importante pela aposta que temos vindo a fazer na profissionalização de jovens com deficiência” reforçou, lembrando que a este nível a CAID dá o exemplo ao ser “Entidade Empregadora Inclusiva”.

“Pretendemos que este seja um espaço onde as pessoas com deficiência possam ensaiar as suas competências em contexto real de trabalho. Os nossos jovens podem colaborar em dois momentos distintos do seu percurso: durante o curso de formação profissional e no estágio final. E é, naturalmente, nosso objetivo que, a médio prazo, possamos proceder à integração profissional de alguns jovens no mercado de trabalho”, acrescentou.

As novas instalações resultam de um investimento total de 200 mil euros. Cerca de 45 mil euros surgiram no seguimento de financiamento para a bolsa de serviços de catering enquanto projeto vencedor do programa da Fundação EDP, “EDP Solidária Inclusão Social 2017”.

As novas instalações vão permitir aumentar o número de utentes a participar na bolsa de serviços de catering, criar uma cozinha com as condições necessárias para desenvolver formação profissional na área e ainda uma zona própria para embalamento. A bolsa de serviços de catering conta ainda com a produção e venda de bolachas, chocolates e compotas.

Já a área de formação profissional vai acolher 21 formandos, para além da cozinha, funcionará nas áreas de jardinagem e artesanato.

No total o novo polo vai acolher, em permanência, cerca de 35 utentes e seis funcionários incluindo psicólogo, educador social, formadores e monitores.

A Câmara Municipal de Santo Tirso apoiou a CAID com a oferta de todo o mobiliário das novas instalações.

Share.

Leave A Reply