Centro de Inovação Social Metropolitano – Incubadora de Santo Tirso

0

Santo Tirso vai acolher, na sua Incubadora, um Centro de Inovação Social Metropolitano, inserido no Projeto “Ação Social na Área Metropolitana do Porto (AMP) – Inovação e Empreendedorismo” promovido pela AMP e financiado pela ON2, com a participação da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Reuniram-se ontem, dia 25 de junho, na incubadora de Santo Tirso, os parceiros da AMP para uma sessão de apresentação de casos de sucesso de empresas sociais e para debate de questões relacionadas. A par do polo de Santo Tirso, será criado outro em São João da Madeira. Serão estes dois que darão apoio aos 16 municípios da Área Metropolitana do Porto.

O que é o CIS Metropolitano?

É um centro de acolhimento para empresas sociais: empresas que demonstrem ser sustentáveis e que gerem impacto social positivo. Este centro tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da Inovação Social e promover novas ideias e projetos que contribuam para o desenvolvimento social da AMP.

O projeto tem como destinatários diretos as entidades públicas ou privadas, ou sujeitos que pretendam implementar projetos inovadores. Os projetos serão selecionados com base num concurso que será aberto a curto prazo.

O Centro de Inovação Social Metropolitano – Pólo de Santo Tirso no contexto da Fábrica de Santo Thyrso

O CIS Santo Tirso funcionará fisicamente no espaço de coworking da Fábrica de Santo Thyrso (Incubadora de Base Tecnológica), assinalando o arranque desta nova função na Fábrica, já a partir do próximo mês de Setembro. Os promotores dos projetos contarão com o apoio, acompanhamento, aconselhamento e contactos da equipa da incubadora para o desenvolvimento dos seus projetos.

O Espaço Coworking da Fábrica tem por objetivos:

  • Disponibilizar um espaço inovador, aberto a empreendedores, profissionais liberais e freelancers, com condições logísticas e ambiente favorável ao desenvolvimento dos seus projetos;
  • Promover a partilha de conhecimentos, experiências e serviços;
  • Aliar e fomentar sinergias entre diferentes agentes e empreendedores;
  • Apoiar o lançamento de iniciativas empresariais inovadoras;
  • Facilitar o acesso da comunidade aos agentes promotores de apoio ao empreendedorismo,

A Fábrica de Santo Thyrso junta assim o apoio a projetos de cariz social aos projetos inovadores de base tecnológica (em curso na Incubadora de Base Tecnológica desde 2009) e aos projetos de empreendedorismo criativo que passarão a estar instalados na Incubadora de Moda e Design a partir de Setembro.

Espera-se que esta partilha de espaços seja indutora de uma colaboração ativa entre empreendedores e de desenvolvimento de sinergias entre os projetos das diversas áreas.

A Incubadora de Base Tecnológica está já a reforçar a seletividade dos novos projetos no sentido de criar uma especialização em áreas tecnológicas afins ou complementares à área da Moda (audiovisual, fotografia, multimédia, tecnologias de informação, têxteis técnicos, etc) e vai receber já no próximo mês uma nova empresa com atividade inovadora na área das novas aplicações têxteis.

Não pretendendo ser exclusivo a esta área, espera-se que o CIS Santo Tirso possa beneficiar desta dinâmica para atrair e apoiar projetos de inovação social que se relacionem com o têxtil, uma vez que o Concelho de Santo Tirso foi muito fustigado pela crise do sector e existe um grande potencial para “reciclagem de mão-de-obra” para projetos que envolvam criativos e empreendedores das duas incubadoras.

Share.

Comments are closed.