«Fabprint, concurso de moda e impressão Digital têxtil da fábrica de Santo Thyrso»

0

No âmbito do lançamento da Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso (www.fabricasantothyrso.com), a Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e a empresa Follow the AdviceImpressão Digital Têxtil, Lda. promove o Concurso de Moda e Impressão Digital Têxtil – FABPRINT. O concurso está aberto para duas categorias. A FABPRINT Talent destinada a alunos de cursos de moda finalistas do ano 2012/2013 ou que tenham terminado a Licenciatura de Moda entre 2010 e 2013. E a FABPRINT Product para criativos com experiência profissional no âmbito Design e da Moda. As candidaturas processam-se a partir do registo online no site da Fábrica de Santo Thyrso e o prazo limite para a submissão de propostas termina a 27 de maio.

Ao vencedor da categoria FABPRINT Talent será atribuído um prémio pecuniário no valor de €2000,00 acrescido de 6 meses de Incubação gratuita na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso. Ao vencedor da categoria FABPRINT Product será atribuído um prémio pecuniário no valor de €5000,00.

O concurso destina-se a premiar trabalhos de âmbito criativo na área do design de moda, tendo por suporte a tecnologia de impressão digital, que concorram para a dinamização da Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso, bem como distinguir, promover e divulgar esta tecnologia emergente no Design de Moda.

 

VENCEDORES APRESENTADOS A 19 DE JULHO

Os projetos selecionados e os designers vencedores serão apresentados no dia 19 de julho nas seguintes modalidades. Apresentação em desfile para a categoria FABPRINT Talent e apresentação em exposição para a categoria FABPRINT Product.

 

A INCUBADORA DE MODA E DESIGN DA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A Fábrica de Santo Thyrso foi recentemente intervencionada, tendo como objetivo a regeneração da área fabril para programas relacionados com atividades culturais, empresariais, científicas e tecnológicas, com base no princípio concetual e estratégico de Quarteirão Cultural, sem esquecer a sua base têxtil.

A Fábrica sustenta-se num conjunto de iniciativas independentes mas complementares, que visam, no seu conjunto e pelas ligações e sinergias que pretendem criar, desenvolver atividades e negócios, designadamente de cariz cultural, social, criativo e artístico.

É neste enquadramento que se desenvolve o Projeto da Incubadora de Moda e Design, com inauguração prevista para julho do presente ano. Este projeto pretende favorecer e apoiar a constituição e lançamento de novas empresas e o crescimento de empresas existentes resultantes do empreendedorismo criativo ligado, direta ou indiretamente, à moda. Visa ainda capacitar e desenvolver competências nos jovens criativos e com talento de forma a favorecer a transformação das suas ideias em atividades económicas com viabilidade e sustentabilidade económica, favorecer a inovação e a investigação aplicada associada ao sector da moda e fomentar espaços informais de contacto, de cooperação e de convergência entre criativos e empresas, ao longo de toda a cadeia de valor do sector. Pretende ainda promover a cooperação e o desenvolvimento de projetos transversais que envolvam criativos e profissionais da moda, e empresas do setor.

Para tal, a Incubadora de Moda e Design proporcionará as seguintes valências: espaço para a Incubação de empresas e projetos criativos em torno do setor da moda; laboratórios e equipamentos para suporte aos designers de moda no desenvolvimento dos seus protótipos e coleções equipados com tecnologias de fabricação digital da última geração; acompanhamento e coaching dos negócios desenvolvidos pelos designers residentes; realização de ações de formação avançada e pós graduada em torno do negócio da moda; promoção e realização de eventos associados à moda; e criação de redes de colaboração entre os designers residentes e a Indústria Regional.

Share.

Comments are closed.