Hipertensão e colesterol a diminuir nos utentes do Santo Tirso ativo

0

Programa promovido pela câmara ajuda população sénior a adotar estilos de vida saudáveis

Os casos de hipertensão e colesterol têm diminuído entre a população sénior que integra o programa Santo Tirso Ativo. Estas são algumas das conclusões do mais recente rastreio realizado pela Câmara Municipal, apontando assim para os benefícios da prática de exercício físico.

É um programa gratuito, dirigido a pessoas do Município com mais de 60 anos, promovido pela autarquia e que envolve, atualmente, cerca de mil utentes. O Santo Tirso Ativo incentiva a prática regular de atividade física e inclui a realização de rastreios gratuitos que permitem, por um lado, avaliar a condição de saúde dos utentes e, por outro, alertar para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de estilos de vida de saudáveis.

O mais recente rastreio revelou o decréscimo de casos de hipertensão, cerca de um por cento, e colesterol, cerca de dois por cento, relativamente ao ano anterior e a existência de menos casos de diabetes do que a média nacional.

Dos utentes sujeitos a rastreio, 22 por cento tem diabetes, sendo que a nível nacional a média na faixa etária em questão é de 27 por cento. Um aspeto muito importante, realça o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, prende-se com o facto de que “todos os utentes têm informação sobre o estado da sua patologia e que apenas 3 por cento destes não têm a doença controlada”. Dados que também contrariam a média nacional: 10,3 por cento da população portuguesa não tem a doença diagnosticada.

Joaquim Couto acredita, ainda, que o programa Santo Tirso Ativo veio trazer “mudanças na forma como as pessoas veem a terceira idade”. “Os seniores do concelho são ativos, preocupam-se com a qualidade de vida e isso tem impactos notórios na saúde”, acrescentou, lembrando que as mudanças se sentem, também, ao nível da alimentação: “Temos apostado em sensibilizar a população quanto aos benefícios de uma alimentação saudável, com menos sal, bebendo mais água e tudo isso contribui para que estes resultados sejam cada vez mais positivos.

Cerca de 80 por cento dos utentes sujeitos a rastreio são mulheres, com idade média de 69,8 anos.

 

Share.

Leave A Reply