No dia 25 de abril, camara municipal distingue personalidades e instituições

0

“A sessão solene do 25 de abril é a comemoração mais importante da vida do nosso município, porque assenta numa dupla perspetiva: relembrar os valores de abril e reconhecê-los no testemunho que nos dão os cidadãos que, hoje, homenageamos”

Em Santo Tirso, o 25 de Abril continua a ser relembrado com entusiasmo. Hoje de manhã, o átrio dos Paços do Concelho lotou para receber as várias centenas de munícipes que, munidos do respetivo cravo vermelho, decidiram associar-se à Câmara Municipal de Santo Tirso nas comemorações dos 39 anos do “25 de Abril”.

Depois de um momento musical interpretado pelo grupo de metais da ARTAVE, coube ao presidente da Assembleia Municipal, António Guedes abrir as intervenções faladas, começando por aconselhar os “eleitos a fazer uma profunda reflexão” para, nos tempos conturbados de crise económica e política em que vivemos, “saber responder ao povo, retransmitindo-lhe os valores de Abril”. Mostrando-se satisfeito pela forma como está a funcionar em Portugal a Democracia – onde a separação de poderes soberanos funciona – “recomendou aos autarcas presentes “a devolverem a esperança aos portugueses” para que eles, à semelhança dos homenageados de Santo Tirso, consigam almejar a “mais cidadania, a cidadania do futuro”.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes tomou logo de seguida a palavra para considerar a sessão solene do “25 de Abril” a “mais importante comemoração da vida do município” na medida em que, segundo ele, a cerimónia oficial assenta numa dupla perspetiva, “relembrar os valores de Abril e reconhecê-los no testemunho que nos dão os cidadãos que, hoje, homenageámos”.

Atribuir medalhas de mérito e de honra “para reconhecer quem, com a sua prática, encarna e perpetua a esperança que o «Dia da Liberdade» nos devolveu” é, para o presidente da Edilidade Tirsense, “uma forma consistente e não abstrata de continuarmos a dignificar a memória de «Abril» ”.

De seguida foram entregues Medalhas de Honra e de Mérito Municipal às seguintes Instituições e Individualidades:

 

MEDALHAS DE HONRA:

Sara Moreira

A atual Campeã Europeia dos 3000 metros em pista coberta nasceu em 1985 na Freguesia de Roriz, Concelho de Santo Tirso. Depois de passar pelo Núcleo de Atletismo de Roriz onde começou a crescer como atleta federada, pelo F C Porto onde se começa a definir com uma especialista no meio fundo e pelo Grupo Desportivo do Estreito onde conquista vários títulos nacionais, Sara Moreira assina pelo Maratona Clube de Portugal – clube que ainda representa hoje em dia – tendo conseguido os maiores feitos desportivos da sua carreira, tanto a nível nacional como internacional num palmarés riquíssimo.

No passado dia 3 de Março findo sagrou-se campeã europeia dos 3000 metros em pista coberta, ao vencer a prova no último dia dos Europeus em Gotemburgo, na Suécia. Como reconhecimento do seu prestígio e como forma de incentivar outros jovens a apostar no seu valor desportivo, a Câmara Municipal entrega a Sara Moreira a Medalha de Honra do Concelho.

 

DR. JOSÉ DIAS

Foi nomeado Diretor do Hospital Conde de S. Bento – Santo Tirso em 01 de Abril de 2000. Em 2003 é-lhe atribuído pela Ordem dos Médicos a Competência em Gestão de Serviços de Saúde. No dia 1 de Março de 2007 é nomeado Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE (estrutura hospitalar que resultou da junção do Hospital Conde de S. Bento, em Santo Tirso, com o Hospital de S. João de Deus em Vila Nova de Famalicão) cargo que exerceu até à presente data.

Este ilustre Tirsense em muito engrandece e prestigia o concelho de Santo Tirso, sendo por isso de inegável justiça o reconhecimento público do seu valor. Assim, a Câmara Municipal de Santo Tirso entrega ao Dr. José Maria Dias, a Medalha de Honra do Concelho.

 

Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento

A Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento assinala este ano um século de existência. A Escola ministra Cursos Profissionais, de nível 4, Cursos de Educação e Formação, nível 2, cursos de Educação e Formação de Adultos e ainda cursos CET (Cursos de Especialização Tecnológica, de nível V), em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança.

Pelo trabalho desenvolvido ao longo destes “100 anos”, a nível local, regional, nacional e internacional, esta é certamente uma escola de referência, pelo que a Câmara Municipal entrega à Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento a Medalha de Honra do Concelho.

 

Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST)

A ACIST comemora, este ano, 100 anos de existência. Mantém o Estatuto de Utilidade Pública desde 2009. A ACIST tem por missão defender os interesses dos associados, promovendo iniciativas e lançando projetos que dinamizam e criam mais-valias para o tecido empresarial que a compõe.

Por ocasião das comemorações do seu centenário, a Câmara Municipal delibera entregar à Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso a Medalha de Honra do Concelho.

 Castro Fernandes entregou Medalha de Honra a Sara Moreira

MEDALHAS DE MÉRITO MUNICIPAL:

DR. NARCISO OLIVEIRA

Narciso Alberto Araújo Azevedo Oliveira nasceu a 17 de março de 1955, na freguesia de Vila das Aves, concelho de Santo Tirso. É licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina do Porto, tendo concluído a licenciatura em 1979. Na área desportiva faz parte do departamento médico dos Corpos Sociais do Clube Desportivo das Aves, sendo o mais antigo médico em funções da I e II Ligas de Futebol. Foi vice-presidente da Assembleia Geral do Clube Desportivo das Aves entre 1982 e 1998. Exerce, desde 2000, o cargo de presidente da Assembleia Geral do Clube Desportivo das Aves, sendo muito meritório o trabalho que tem desenvolvido em prol do Clube.

Pelo seu empenho na área desportiva, nomeadamente em prol do Clube Desportivo das Aves, instituição desportiva de grande importância para o concelho, a Câmara Municipal entrega ao Dr. Narciso Oliveira a Medalha de Mérito Municipal.

 

Eng.º João Craveiro

João Carlos Ferreira dos Santos Craveiro é licenciado em Engenharia Eletrónica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Nesta mesma faculdade concluiu o mestrado em Multimédia. Foi como professor do ensino secundário, maioritariamente em Santo Tirso, que soube atingir o mais elevado nível de excelência, quer na lecionação de disciplinas estruturantes do Curso Profissional de Eletrotecnia e Eletrónica, pelo seu elevado perfil académico e pelo perfeccionismo que cultiva é justo que a câmara municipal o distinga com a Medalha de Mérito Municipal.

 

2º Comandante Alberto Costa

Alberto Manuel Martins da Costa nasceu em Santo Tirso, onde reside, a 6 de Setembro de 1970. Como formação académica, possui a Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, pelo ISCET-Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo e uma Pós-Graduação em Gestão de Proteção e Socorro.

As ações em que tem participado, quer a nível concelhio, quer a nível distrital, prestigiam inegavelmente o concelho de Santo Tirso, pelo que é justo reconhecer publicamente o seu mérito. Assim, a Câmara Municipal entrega a Alberto Costa a Medalha de Mérito Municipal.

 

DRA. ADELAIDE MIRANDA

A Dra. Maria Adelaide Afonso Miranda licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 1973, tendo iniciado a sua carreira, como professora agregada, no Liceu Nacional de Santo Tirso nesse mesmo ano. Em 1978, passa a exercer a docência na Escola Secundária D. Dinis onde permanece até setembro de 2012, data da sua aposentação.

A exemplaridade do seu desempenho em muito contribuiu para o desenvolvimento e reconhecimento público da reputação da Escola Secundária de D. Dinis, no plano local, regional e mesmo nacional, pelo que é merecido o reconhecimento desta câmara municipal ao entregar-lhe a Medalha de Mérito Municipal.

 

Cooperativa Elétrica de Vilarinho

A Cooperativa Elétrica de Vilarinho surge em 15 de julho de 1939, resultado do esforço e dedicação dos seus 12 fundadores. A 3 de dezembro de 1940, entre o município de Santo Tirso e a Cooperativa Elétrica de Vilarinho é assinada a escritura de concessão para iluminação da freguesia de Vilarinho.

Do que foi dito, resulta inequívoco que a Cooperativa Elétrica de Vilarinho, C.R.L., que completará em julho deste ano 74 anos de existência, merece o reconhecimento público desta câmara municipal pelo que se atribui a Medalha de Mérito Municipal a esta Cooperativa.

 

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso

O Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 10 de Fevereiro de 1928 e encontra-se sediada na Rua Ferreira de Lemos, em Santo Tirso. A sua ação de ajuda à população mais pobre e necessitada deste concelho foi visível durante décadas, através do patronato, da creche, do orfanato e do asilo para as mães e crianças pobres.

Do que foi dito, resulta inequivocamente que o Centro de Ocupações de Tempos Livres de Santo Tirso merece o reconhecimento público desta câmara municipal, pelo que se entrega a esta associação a Medalha de Mérito Municipal.

 

Agrupamento 201 do CNE de Sequeirô

A 13 de maio de 1945, surge o Agrupamento 201 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Sequeirô, com sede na Igreja Velha de Sequeirô, pela mão dos Chefes fundadores Rodrigo Silva e Padre Jacinto Marques. Do Agrupamento 201 do C.N.E. de Sequeirô fazem parte, atualmente, 51 elementos.

Face ao exposto, parece-nos justo que a câmara municipal distinga o Agrupamento de Escuteiros 201 do Corpo Nacional de Escutas – Sequeirô com a Medalha de Mérito Municipal.

 

agrupamento de escuteiros 185 do CNE de S. Tiago de Areias

A 16 de setembro de 1962 nasce o Agrupamento 185 do C.N.E. de S. Tiago de Areias. 50 anos depois o Agrupamento é composto por 110 elementos (32 Lobitos, 35 Exploradores, 25 Pioneiros, 5 Caminheiros e 13 Dirigentes) que contribuem para o desenvolvimento de crianças e jovens, ajudando-os a crescer como pessoas e como cidadãos responsáveis no meio onde estão inseridos.

Do que foi dito, resulta inequivocamente que o Agrupamento de Escuteiros 185 do Corpo Nacional de Escutas – Areias merece o reconhecimento público desta câmara municipal pelo que lhe é atribuído a Medalha de Mérito Municipal.

 

Agrupamento de Escuteiros 387 do CNE da Palmeira

O Agrupamento de Escuteiros 387 do C.N.E. da Palmeira, fundado a 17 de junho de 1973, por iniciativa dos Chefes César, Ferreira e Ramiro, com o apoio do Padre Alexandre, celebra este ano 40 anos de existência. Atualmente, este Agrupamento conta com 52 elementos que, divididos em quatro secções,

Face ao exposto, parece-nos justo que a câmara municipal distinga este Agrupamento com a Medalha de Mérito Municipal.

 

Agrupamento de Escuteiros 400 do CNE de Burgães

O Agrupamento de Escuteiros 400 do C.N.E. de Burgães, fundado em 28 de outubro de 1973, completa este ano 40 anos de existência. Atualmente fazem parte ativa deste Agrupamento 45 elementos: 12 dirigentes; 2 Aspirantes a dirigentes; 9 lobitos; 10 exploradores; 7 pioneiros e 5 caminheiros.

Pelo relevante contributo no desenvolvimento físico, moral e intelectual dos jovens, através da prática dos valores da fraternidade escutista, a Câmara Municipal distingue este agrupamento com a Medalha de Mérito Municipal.

 

Agrupamento de Escuteiros 502 do CNE de S. Pedro de Roriz

O Agrupamento de Escuteiros 502 de S. Pedro de Roriz foi oficialmente fundado no seu primeiro acampamento, realizado em 31 de julho e 1 de agosto do ano de 1976.

Face ao exposto, parece-nos justo que a câmara municipal distinga de forma pública e solene o Agrupamento de Escuteiros 502 do Corpo Nacional de Escutas – Roriz, com a Medalha de Mérito Municipal.

 

Agrupamento de Escuteiros 628 do CNE de Santo Tirso

A 2 de Maio de 1981 – aquando da realização do primeiro acampamento com a participação de 19 lobitos e 22 exploradores – nasceu o Agrupamento de Escuteiros 628 do CNE de Santo Tirso. O primeiro Chefe de Agrupamento foi Armindo de Oliveira, recentemente falecido. Atualmente, o Agrupamento tem 12 lobitos, 14 exploradores, 2 pioneiros e 9 dirigentes. Como os demais Agrupamentos de Escuteiros.

Do que foi dito, resulta inequívoco que o Agrupamento de Escuteiros 628 do Corpo Nacional de Escutas – Santo Tirso merece o reconhecimento público desta câmara municipal pelo que lhe é atribuída a Medalha de Mérito Municipal.

 

Agrupamento de Escuteiros 842 do CNE de S. Martinho do Campo

O Agrupamento de Escuteiros 842 do C.N.E. de S. Martinho do Campo foi fundado a 20 de setembro de 1987. Ao longo destes 25 anos de existência, o Agrupamento tem-se empenhado em trabalhar em prol das crianças, adolescentes e jovens da freguesia.

Assim, a câmara municipal deliberou distinguir de forma pública e solene o Agrupamento, entregando-lhe a Medalha de Mérito Municipal.

 

MEDALHAS DE MÉRITO CULTURAL:

Rancho Folclórico de Santa Eulália de Lamelas

O Rancho Folclórico de Santa Eulália de Lamelas, a caminho do seu quinquagésimo aniversário, foi criado em junho de 1963. Nasceu a partir de um cortejo de oferendas realizado na freguesia de Lamelas em que crianças, jovens e adultos trajados a rigor, especialmente para a ocasião, cantavam e dançavam. Organiza anualmente o seu Festival de Folclore, para além de outras atividades, como o cantar de Janeiras.

Assim, por ocasião da celebração do seu 50º aniversário, resulta inequívoco que o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Lamelas se tem revelado em ações que em muito prestigiam o concelho de Santo Tirso, nomeadamente na área cultural, pelo que proponho que a câmara municipal delibere atribuir-lhe a Medalha de Mérito Cultural.

 

Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova

O Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova, fundado em 16 de agosto de 1967, na freguesia de Monte Córdova, do concelho de Santo Tirso, é federado na Federação do Folclore Português desde 1987 e associado da Fundação INATEL desde 1994.

O Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova tem vindo a desenvolver um importante trabalho de preservação e divulgação genuína do folclore nesta região, prestigiando o concelho de Santo Tirso no âmbito cultural, pelo que a Câmara Municipal lhe atribui a Medalha de Mérito Cultural.

 

Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto

O Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto é criado em 18 de junho de 1977 por um grupo de pessoas nascidas na freguesia com o objetivo principal de divulgarem os usos e costumes dos seus antepassados e preservarem esse importante espólio cultural. Em junho de 1978, o Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto fazia a sua primeira apresentação em público, iniciando a divulgação da cultura tradicional das gentes da sua terra.

O Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto tem vindo a desenvolver um importante trabalho de preservação e divulgação genuína do folclore nesta região, prestigiando o concelho de Santo Tirso no âmbito cultural, pelo que a Câmara Municipal lhe atribui a Medalha de Mérito Cultural.

 

Rancho de Santo André de Sobrado de Vila das Aves

O Rancho de Santo André de Sobrado de Vila das Aves foi fundado a 6 de julho de 1956. A partir dessa data, todos os jovens componentes do Rancho passaram a usar um traje minhoto, com saia bordada em lã, blusa, colete e avental, também eles bordados.

Assim, e dado que o Rancho de Santo André de Sobrado, de Vila das Aves, tem como primordial objetivo a preservação e divulgação genuína do folclore da Região Etnográfica do Baixo Minho-Ave, ajudando a prestigiar o Concelho de Santo Tirso no âmbito cultural, a Câmara Municipal atribui-lhe a Medalha de Mérito Cultural.

 

Medalha de Mérito Desportivo

João Fonseca

João Carlos Couto Antunes Fonseca nasceu a 23 de Março de 1996, em Santo Tirso, tendo entrado aos 12 anos para o Alex Ryu Jitsu no Ginásio Clube de Santo Tirso. Aí começa a sua caminhada ascendente nas Artes Marciais. Aos 14 anos torna-se Campeão Nacional Juvenil na modalidade Light Contact. Aos 16, vai ao Campeonato do Mundo de Artes Marciais em Torres Novas e conquista um honroso 5º lugar. Logo depois torna-se Vice-Campeão Nacional juvenil de Alex Ryu Jitsu na modalidade Light Contact.

Como reconhecimento do seu prestígio e como forma de incentivar a sua carreira promissora, a Câmara Municipal deliberou atribui ao atleta João Fonseca a Medalha de Mérito Desportivo.

No final da sessão, os representantes das 16 Instituições e as sete Individualidades juntaram-se ao Executivo Camarário para a já tradicional foto de grupo.

Share.

Comments are closed.