“O poder municipal tem de estar próximo das pessoas e resolver problemas concretos”

0

Conferência «Os Desafios para a Coesão Social» encheu o auditório da Junta de Freguesia de Areias

 “Combater a crise económica, através do estímulo à criação de emprego, e apoiar as famílias”. Estas foram as prioridades assumidas pelo candidato do PS à Câmara Municipal de Santo Tirso, durante uma conferência que discutiu «Os Desafios para a Coesão Social». “O poder municipal tem de estar próximo das pessoas e isso significa dar respostas aos problemas concretos que, neste momento, se centram na questão do emprego e na área social”, sublinhou Joaquim Couto.

Perante uma plateia cheia, no auditório da Junta de Freguesia de Areias, o candidato socialista reforçou as ideias da candidatura para a área social, reiterando a vontade de ajudar as famílias do concelho, quer através dos aumentos no Apoio Municipal ao Arrendamento, quer através do reforço das verbas municipais para aquisição de livros e material escolar.

“Para os idosos, é possível criar uma espécie de bolsa nas farmácias que lhes permita adquirir os medicamentos, sem estarem preocupados com o facto de não poderem comprá-los a todos”, referiu, a título de exemplo, Joaquim Couto, concluindo que “a Câmara deve assumir um papel de coordenação entre as diferentes instituições de apoio social do concelho, de forma a garantir uma melhor articulação e atuação no terreno”.

Uma ideia que foi, também, defendida pela primeira oradora da noite. Maria José Gamboa, membro da direção da Confederação Nacional das IPSS, lembrou que a crise está instalada e que, por isso, é necessário um reforço das medidas junto de quem mais precisa. “A crise está nas nossas terras e tem um rosto. É necessário ter refeitórios abertos para as crianças e redes de apoio e de trabalho junto dos idosos”, apontou.

Já Carlos Alves, professor e presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ave, realçou, na área da educação, o investimento que foi feito ao nível do concelho na requalificação das escolas. Por outro lado, o segundo orador da noite deu conta do sucesso da articulação entre a autarquia e as associações de pais, nomeadamente no que concerne às refeições escolares. “A gestão dos almoços nas escolas é feita pelas associações de pais e isso é um garante de qualidade para os nossos filhos”, referiu.

«Os Desafios para a Coesão Social» foi a quarta conferência organizada pela candidatura A Força de Todos. Ao longo dos últimos meses, foram debatidos ainda temas como o emprego e o empreendedorismo, a formação e a inovação e as questões da saúde. O objetivo destas iniciativas foi perceber que caminhos podem e devem ser seguidos pela gestão municipal, em áreas cruciais para a população de Santo Tirso.

 

Share.

Comments are closed.