Obras de Manuel Rosa para ver em Santo Tirso

0

Obras de Manuel Rosa para ver em Santo Tirso
Inauguração da exposição decorre na próxima sexta feira, pelas 18.30, na Capela do Senhor dos Passos
As suas esculturas fazem parte das obras da coleção de Serralves e vão poder ser vistas na Capela do Senhor dos Passos, em Santo Tirso, já a partir de dia 16. A inauguração de “Esculturas: Manuel Rosa – Obras da Coleção de Serralves” decorre sexta-feira, pelas 18h30, com a presença do artista, numa exposição promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Fundação de Serralves.
A partir de sexta-feira e até ao dia 3 de fevereiro, a Capela do Senhor dos Passos irá acolher a exposição que reúne esculturas de Manuel Rosa, conhecido pela sua preferência na utilização do calcário e por integrar a geração de artistas ligados à renovação da escultura em Portugal, nos anos 80.
Manuel Rosa é natural de Beja e mantém-se ligado à escultura desde os anos 80, altura em que foi aluno e colaborador de João Cutileiro e terminou o curso na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Nas suas esculturas, explora as caraterísticas dos materiais que usa, sejam o calcário, o bronze, o vidro ou o metal e as suas obras assumem, muitas vezes, figuras abstratas que se destacam pela sua dimensão simbólica.
O escultor tem, também, no currículo a criação de projetos de arte pública como a Homenagem a D. João II, em 1998, realizada por ocasião da Expo’98 no Parque das Nações, em Lisboa.
Manuel Rosa é, ainda, um dos escultores com obra no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, em Santo Tirso. Autor de “Arco Voltaico”, a escultura em granito, construída em 1991 e localizada na Praça 25 de Abril, define como que uma rampa de onde o olhar se projeta, sinalizando a perspetiva que rasa o cume a que faz face – o Monte da Assunção – abrindo-se para o céu, como se a sua ambição de espaço fosse ilimitada.
“Esculturas Manuel Rosa – Obras da Coleção de Serralves” é uma exposição promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no âmbito da pareceria com a Fundação de Serralves.

Share.

Leave A Reply