OFICINA promove varias iniciativas

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OFICINA promove a alteridade através do desenho

OFICINA participa no projeto de Voluntariado Jovem da Associação YUPI
OFICINA promove hábitos de leitura com aulas na Biblioteca do Colégio das Caldinhas

Como me vejo a mim mesmo? Como gostaria de me ver a mim mesmo? Como os outros me veem? Como gostariam os outros de me ver? Com base nestas quatros premissas do barómetro de opinião pública de Uffe Elbaek, a exposição DESENHAR O OUTRO é o resultado de um processo de auto e hetero análise desenvolvido pelos alunos das três turmas do curso Técnico de Desenho Digital 3D.

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Formação Integral e pretendeu transpor para desenho a perspetiva de cada aluno sobre o colega. Divididos em grupos de dois alunos, cada aluno, partindo do modelo de análise pessoal e interpessoal de Uffe Elbaek, desenhou o rosto do outro.

Para os alunos, este foi um momento para desfazer preconceitos, criar novos laços e reforçar uma relação positiva entre si. Beatriz Carneiro, aluna do 1.º ano, considerou este um bom momento para conhecer melhor a turma. “Quando estamos a desenhar o rosto de uma pessoa, o nosso olhar tem que estar muito apurado, tem que ir para lá do visível. Temos que captar algum traço de personalidade da pessoa. Algo que torna a pessoa única e irrepetível”.

O professor Ricardo Barros considerou que este tipo de projetos pretendem desenvolver a dimensão da alteridade dos alunos. “Precisamos de pessoas que se coloquem no lugar do outro, que compreendam a dimensão do outro, os seus problemas, os seus sonhos. O modelo de UffeElbaek é, por isso, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal que pode potenciar essa alteridade, bem como a construção pessoal que cada aluno faz de si mesmo e do outro”. A exposição está patente na escola e pode ser visitada ainda até final de janeiro de 2019.

OFICINA promove hábitos de leitura com aulas na Biblioteca do Colégio das Caldinhas

A iniciativa partiu da professora de Português, Gabriela Faria, e pretendeu motivar os alunos da OFICINA – Escola Profissional do INA para o estudo da obra Mensagem de Fernando Pessoa. Uma aula em que os alunos da OFICINA estiveram na Biblioteca Geral do Colégio das Caldinhas a aprofundar as suas competências de consulta e tratamento de informação sobre a obra pessoana.

A professora Gabriela Faria considerou que foi “um momento letivo deveras enriquecedor para os alunos”, na medida em que iniciaram o estudo da obra épico-lírica Mensagem de Fernando Pessoa num espaço fora da tradicional sala de aula e de uma forma interativa. “Os alunos puderam, ao mesmo tempo, contactar com exemplares diversos da obra pessoana”, sublinhou.

A aluna Bruna Marques da turma do curso Técnico de Audiovisuais mostrou-se feliz com a atividade. “A iniciativa da aula de Português sobre Fernando Pessoa na Biblioteca foi uma experiência interessante, e, sem dúvida, lúdica. Surgiu como uma forma de aprendizagem diferente e cativante. Além de expandirmos o nosso conhecimento acerca da vida e obra do autor, conseguimos também conhecer mais acerca da Biblioteca do Colégio, a sua origem e a sua forma de funcionamento”, disse.

OFICINA participa no projeto de Voluntariado Jovem da Associação YUPI

A OFICINA – Escola Profissional do INA, no âmbito do Projeto Social do Bgreen, participou, com a sua equipa de ecovoluntários, os Greeners, no projeto Voluntariado Jovem, promovido pela Associação YUPI. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a  Associação Famalicão em Transição e a Associação EDUPA, e é apoiada pelo Pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão através do programa Mais Cidadania em Rede.
O projeto inclui a participação numa sessão de formação inicial em voluntariado e em acções práticas de voluntariado local ao nível ambiental. Para o formador da YUPI, Gil Pereira, pretende-se que “os futuros jovens voluntários tenham uma oportunidade para debater ideias acerca do tema, para partilharem experiências, expectativas e receios, ficando mais sensibilizados acerca do que é ser voluntário e do que implica quanto a direitos e deveres”.
O grupo de Greeners que participou na formação, para além do seu envolvimento em acções de voluntariado de caráter ambiental, mostrou bastante iniciativa e motivação em contribuir mais ativamente em intervenções no contexto ambiental de associações famalicenses.

Fernando Félix, coordenador do programa Eco-Escolas e um dos dinamizadores dos Greeners, considerou que “o voluntariado ambiental exige dos alunos um grande sentido de responsabilidade e capacidade de trabalhar em equipa, bem como potencia a sensibilidade e o envolvimento na resolução dos problemas ambientais.”
João Paiva, aluno do 1.º ano do curso Técnico de Audiovisuais, considerou que a atividade fez com que os novos Greeners criassem uma ligação mais forte entre si, motivando-os para o voluntariado”.
Aluno João Paiva 1A
Boa tarde. No passado dia 16 de Novembro tive a minha primeira ação como greener sendo esta uma formação que foi apoiada por um formador da Yupi. Achei que esta atividade fez com que os novos greeners criassem uma ligação e nos conhecesse mos. Foi uma atividade muito boa e espero que se volte a repetir tanto esta atividade com outras atividades greener. Obrigado pela atividade.

 

 

 

 

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