OPJ 2017 já tem projeto vencedor

0

Proposta de Luís Ribeiro prevê o restauro de onze lavadouros na freguesia de Monte Córdova

Já é conhecida a proposta vencedora da quarta edição do Orçamento Participativo Jovem. Luís Ribeiro, de 28 anos, apresentou a ideia vencedora. Em causa está o restauro de 11 lavadouros na freguesia de Monte Córdova, uma iniciativa que permitirá a recuperação de uma marca do património do concelho.

Foi apresentada esta segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara de Santo Tirso, a proposta vencedora da edição de 2017 do Orçamento Participativo Jovem. O projeto de Luís Ribeiro foi o escolhido entre as oito propostas levadas às Assembleias Participativas. A ideia foi acolhida pelo objetivo importante: a recuperação e preservação do património do Município, através do restauro de 11 lavadouros na freguesia de Monte Córdova.

“A proposta do Luís dignifica e conserva o passado, dá uma nova vida no presente a um símbolo do património que está esquecido, que são estes bebedouros. Por outro lado, é um projeto que se enquadra verdadeiramente no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município, mais concretamente no Parque Metropolitano de Monte Córdova. Cria-se aqui mais um ponto de interesse para todos os que visitam a freguesia”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

Luís Ribeiro explicou ainda que “este projeto pretende, acima de tudo apostar na valorização do património existente”. Para além da vertente cultural, a proposta vencedora tem ainda cariz desportivo, já que os lavadouros se situam junto de diversos percursos de trail, passando a ser ponto de paragem de caminheiros e amantes de bicicleta. Noutra vertente, a água acumulada nos tanques dos lavadouros pode vir a ser utilizada para abastecimento dos Bombeiros, em caso de necessidade.

Para o restauro dos 11 lavadouros dispersos pela freguesia de Monte Córdova, a autarquia irá investir um total de 55 mil euros, numa intervenção que envolve a substituição das coberturas/telhados, lavagem e pintura das estruturas, realização de análises periódicas da água e aplicação de quadros informativos.

Pelas suas características peculiares patrimoniais e culturais dos lavadouros, importantes símbolos de identidade de Monte Córdova, está ainda em vista a possibilidade de candidatar o projeto a fundos comunitários.

Promovido pela autarquia, o Orçamento Participativo Jovem tem aumentado, ano a ano, o número de participantes, tendo contado em 2017, com a participação de mais de 1500 jovens. A iniciativa tem como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas.

Share.

Leave A Reply