Programa «mimar» de santo tirso, arrancou para 1300 crianças

0

Câmara Municipal investe cerca de 200 mil euros em projeto escolar

A praia vai estar no centro das atenções no programa “MIMAR Verão”, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a partir de 16/06/2014 e durante as próximas duas semanas. Nesta edição, estão inscritas 1300 crianças do 1º ciclo das escolas públicas do concelho que, assim, beneficiam de atividades gratuitas, após o encerramento do ano letivo.

O programa MIMAR, edição de verão, arranca hoje no concelho de Santo Tirso e prolonga-se até dia 27 de junho. As manhãs, entre 17 e 26 de junho, serão passadas nas praias da orla costeira de Vila do Conde, desde Labruge a Caxinas. Mas não serão só os ‘banhos de sol’ a preencher o programa. Haverá, também, lugar a muitas atividades desportivas – como aulas de aeróbica e jogos de praia -, bem como ações de sensibilização sobre a proteção à exposição solar, esta última resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal e a delegação de Santo Tirso da Cruz Vermelha Portuguesa.

Garantir o transporte destas crianças para as praias, explica Joaquim Couto, “seria a missão mais fácil da autarquia”. “Com o programa MIMAR e a promoção no nosso concelho da escola a tempo inteiro queremos proporcionar às crianças tempo de qualidade, onde a vertente lúdica se alie à vertente didática”, advoga.

É por isso que o “MIMAR Verão” – programa totalmente financiado pela Câmara Municipal e que nesta edição envolve um investimento de 120 mil euros -, envolve 90 animadores e 50 professores de educação física. “Face à crise, temos consciência de que muitas crianças não terão oportunidade de ir de férias. Por isso, garantimos a praia e um conjunto de outras atividades”.

«Guardar o sol», «Sopra vento no meu catavento», «Pega monstros», «Bolas de Sabão», «Lanternas de S. João» são apenas alguns dos nomes dos projetos em que os alunos vão estar envolvidos, desde a construção de papagaios de papel, até à criação de lanternas de S. João ou manjericos e o desfile de marchas populares.

A par da praia e restantes atividades, que ocuparão as crianças desde as 8h30 até às 17h30, a Câmara Municipal de Santo Tirso garante também as refeições de todos os alunos inscritos no programa MIMAR. Na realidade, a única despesa que os encarregados de educação suportam prende-se com o almoço e, até mesmo neste âmbito, há alunos – os do escalão A – que também não pagam qualquer valor. Já os alunos do escalão C pagam 1,46 euros e os do escalão B apenas 73 cêntimos.

O programa MIMAR foi lançado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em dezembro do ano passado, durante a primeira interrupção letiva do ano escolar 2013/2014. Na altura, foram 750 as crianças inscritas, passando para 1100 nas férias da Páscoa e alcançando quase os 1300 alunos inscritos, agora, na edição de verão.

Para Joaquim Couto, os números demonstram o êxito alcançado com esta iniciativa e comprovam, acima de tudo, “a necessidade de apostar na escola a tempo inteiro, permitindo que as famílias do concelho possam tirar partido de uma medida que se enquadra no conceito de escola pública e inclusiva”.

O investimento camarário nas três edições do programa MIMAR é da ordem dos 200 mil euros, envolvendo várias dezenas de animadores e de orientadores técnicos de forma a assegurar o vasto conjunto de atividades.

 

 

Share.

Comments are closed.