Santo Tirso homenageia obra de Manuel António Pina

0

Centro Cultural de Vila das Aves exibe documentário dia 11, pelas 21h00, no âmbito da iniciativa comunidade de leitores

A penúltima sessão da iniciativa Comunidade de Leitores, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, vai homenagear a obra do jornalista e escritor Manuel António Pina. Dia 11 de novembro, segunda-feira, entre as 21h00 e as 22h30, o Centro Cultural de Vila das Aves exibirá um documentário intitulado Um Sítio Onde Pousar a Cabeça, da autoria do jornalista Alberto Serra, a que se seguirá a habitual conversa em torno dos livros, coordenada por António Sousa.

Realizado, em 2010, por Ricardo Espírito Santo, o filme retrata Manuel António Pina na primeira pessoa, com testemunhos de amigos, familiares e especialistas da obra do jornalista e escritor, procurando desvendar o universo Pina através de uma narrativa audiovisual que abarca a poesia, a crónica, a literatura para crianças e o teatro.

Autor do documentário sobre a obra de Manuel António Pina, Alberto Serra marcará presença na sessão da Comunidade de Leitores, para apresentar o filme, antes dos momentos de partilha à volta da leitura e da literatura que assinalam uma iniciativa que já vai na quarta edição, com o mote Minha Pátria é a Minha Língua.

Depois do tributo realizado pelo Município de Santo Tirso, pouco tempo volvido ao falecimento do escritor, numa cerimónia que contou com os familiares mais próximos do jornalista, bem como do crítico literário Osvaldo Silvestre e do realizador João Botelho, a obra de Manuel António Pina é agora evocada no Centro Cultural de Vila das Aves, para perpetuar o legado deixado pelo poeta portuense e cumprir um dos objetivos da iniciativa levada a cabo pela Câmara: evidenciar os autores da lusofonia.

Admirado pelo homem anónimo de rua e reconhecido pelos seus pares, que salientam o cunho profundamente humanista da sua personalidade, Manuel António Pina foi galardoado, em 2011, com o Prémio Camões, a mais importante distinção da Língua Portuguesa, um ano antes de falecer, deixando uma vasta obra de poesia e literatura infantil, para além de inúmeras peças de teatro e de livros de ficção e crónica.

A sessão do dia 11 de novembro é a nona e penúltima do ciclo da Comunidade de Leitores, dedicada a homenagear Manuel António Pina. Por Santo Tirso, desde fevereiro deste ano, já passaram as obras de alguns dos mais conhecidos escritores de língua portuguesa, como Machado de Assis, João Guimarães Rosa, José Luandino Vieira, Mia Couto, José Craveirinha, Arménio Vieira, Manuel Lopes, Odete Semedo e Carlos Lopes.

A última sessão da iniciativa promovida pelo Município de Santo Tirso está marcada para 10 de dezembro, terça-feira, entre as 21h00 e as 22h30, no Centro Cultural de Vila das Aves.

Share.

Comments are closed.