Santo Tirso integra rede portuguesa de turismo industrial Projeto pioneiro será financiado pelo turismo de Portugal

0

Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Vale de Cambra e Vila do Conde são os municípios que integram o projeto Rede Portuguesa de Turismo Industrial – RPTI, que pretende incrementar os fluxos de turismo nesta área.

A rede irá disponibilizar toda a informação relativa ao Turismo Industrial num site e numa App que pretende ciar uma rede de parceiros na área, de forma a apresentar aos visitantes uma nova abordagem turística consistente e organizada.

O projeto foi um dos três vencedores do Programa Ala+T, iniciativa do IPDT – Turismo e Consultoria, com o apoio do Turismo de Portugal, que pretende dotar os técnicos superiores e dirigentes da Administração Local Autárquica de competências específicas e transversais indispensáveis para o desenvolvimento do setor do turismo.

O projeto surge utilizando os conhecimentos e ferramentas apresentados nas formações Ala+T, cujo desafio se centrava no desenvolvimento turístico aplicado à escala supramunicipal com mais valias diretas na dinâmica dos territórios.

A rede terá por missão a promoção e valorização do Turismo Industrial Português e o desenvolvimento das potencialidades turísticas do setor, bem como o reconhecimento da sua importância enquanto produto turístico e elemento de revitalização socioeconómica do território. Despertar os valores da cultura industrial do passado e do presente é outro dos objetivos.

Santo Tirso é, de resto, um concelho com um vasto património na área industrial e uma grande tradição ligada à industria, nomeadamente ao têxtil. O Município é conhecido não só por ser a casa da primeira empresa têxtil do Vale do Ave, a Fábrica do Rio Vizela, mas também pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos na requalificação de espaços como a Fábrica de Santo Thyrso. Preservar a memória da “Fábrica”, assim como da realidade socioeconómica e cultural relacionada com a identidade coletiva de Santo Tirso levou, inclusive, à criação do Centro Interpretativo da Indústria Têxtil que pode ser visitado na Fábrica de Santo Thyrso.

O projeto do grupo de trabalho de Santo Tirso foi um dos três escolhidos de entre 19 a concurso.

 

 

 

Share.

Leave A Reply