Seminário «Indústria da Arquitectura»

0

A adquadratum arquitectos promoveu o encontro que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, e do Administrador Executivo da Cerealis, Rui Amorim de Sousa. E onde marcaram presença importantes individualidades como o presidente da AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave), Manuel Pontes, e muitos industriais de Vila Nova de Famalicão e Trofa.

A adquadratum arquitetos promoveu um seminário sobre ‘Indústria da Arquitectura’. Um encontro realizado no âmbito da Feira ‘A Casa Ideal’ que decorreu hoje e continua nos dias 23, 29 e 30 de março no Lago Discount (Rua do Xisto, 4760-727 Ribeirão – V. N. Famalicão). Este seminário pretendeu abordar a temática da especialização que é necessária para a construção de uma qualquer unidade industrial, seja de massas alimentícias, de conservas ou de tintas.

O Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, abriu a sessão realçando o papel facilitador que uma Autarquia tem que assumir junto do tecido empresarial para o ajudar a crescer.

Seguiu-se a intervenção do arquitecto José António Ferreira Lopes que destacou a larga experiência da adquadratum arquitectos em projecto de edifícios industriais de grande complexidade e nível de solicitações/comportamento interno, como o são os do ramo alimentar, em evidência neste seminário.

O arquitecto José António Lopes criou a adquadratum arquitectos em 1999. Esta sociedade, constituída com a arquitecta Cristina Magalhaes, consolida uma sólida formação de todos os seus colaboradores, com uma vasta e diversa prática profissional regulada, em todos os projectos e obras, por uma postura distinta e orientada para a qualidade.

jose antonio

Com referência directa à tradição da “Escola do Porto”, encaram o exercício da arquitectura enquanto disciplina condicionada por valores, onde a arte e a técnica do projectar/edificar estão ao serviço do homem e do ambiente, assentando numa prática de rigor, na qualificação e organização do espaço, na abrangência de diversas escalas de trabalho, desde o ordenamento do território ao planeamento de pormenor, do edifício ao design de mobiliário e de objectos.

No encontro foram apresentadas três importantes intervenções deste gabinete de arquitetura realizadas no Grupo Cerealis.

A primeira intervenção apresentada foi a Ampliação Fábrica Nacional, Trofa, 2009. Consistiu na ampliação de complexo industrial, dotando-o de novas áreas de produção, embalamento e de armazenagem, novas áreas sanitárias e sociais, beneficiação de serviços administrativos e parque de estacionamento.

Seguiram-se os Escritórios Cerealis SGPS, Maia, 2002. Uma reabilitação de antiga fábrica para sede social do grupo empresarial. A organização do edifício reinterpreta a antiga estrutura fabril, acolhendo o complexo de escritórios, destinados à administração e restantes departamentos funcionais. Contempla ainda um museu, salão nobre para actos representativos e auditório. O programa desenvolveu-se em torno de um átrio de triplo pé-direito, onde se localizavam os antigos silos de cereal. Um percurso ascendente, periférico ao grande vão central, acentua o carácter representativo e institucional que este edifício assume. O edifício está dotado de extensa superfície de estacionamento privado e amplas zonas ajardinadas, considerando a naturalização de um troço do adjacente Rio Leça.

E por fim os Escritórios Nacional, Lisboa, 2003, que se tratou da adaptação de antiga semolaria industrial, projectada pelo arquitecto Pardal Monteiro, a edifício de escritórios, acolhendo os diversos serviços administrativos, salas de reuniões e refeitório. Reabilitação de fachadas, considerando recuperação de betões e rebocos, limpeza, pintura e reconfiguração dos espaços interiores (mantendo as suas características essencialmente amplas) adaptados agora às novas solicitações.

No decorrer do seminário foi igualmente apresentado um vídeo com alguns dos projetos industriais realizados pelo gabinete adquadratum para o grupo Cerealis.

O encerramento, contou com o testemunho do Administrador Executivo da Cerealis, Rui Amorim de Sousa.

plateia

 

Share.

Comments are closed.