Visita de estudo a Lisboa

0

Nos dias 1 e 2 de março de 2019, os alunos do 12.º ano da Escola Básica e Secundária D. Dinis realizaram uma visita de estudo a Lisboa, acompanhados de professores, no âmbito da disciplina de Português. A visita estudo começou com a partida da escola, no dia 1 de março, por volta das 7 horas da manhã. E depois de uma longa viagem, chegamos por volta das 11 horas à capital.

No primeiro dia, fizemos uma visita à sede da Fundação Saramago, na Casa dos Bicos, onde tivemos uma visita guiada à exposição que era, maioritariamente, dedicada à vida e obra do autor. Nesse mesmo dia, tivemos, igualmente, uma visita guiada pelo percurso pessoano, que se iniciou no 4.º andar de um edifício, que se situa à frente do Teatro de S. Carlos, local onde Fernando Pessoa nasceu. De seguida, visitamos a Paróquia dos Mártires, a emblemática escultura de Fernando Pessoa e o café A Brasileira, que se situam na rua Garrett. Seguimos até ao Chafariz do Carmo, onde se localiza uma das casas de Pessoa e, posteriormente, caminhamos até à última paragem do percurso, que foi o Café Martinho da Arcada, que se situa na Praça do Comércio, um dos lugares favoritos de Pessoa e que tem uma mesa permanentemente reservada.

No dia seguinte, visitamos o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), onde vimos uma exposição que tinha como objetivo sensibilizar as pessoas para a poluição, principalmente a dos oceanos, mostrando um possível futuro dos mesmos. Para além disso, tivemos a possibilidade de visitar a Fundação EDP, que apresentava exposições de robótica, entre outras. De tarde, terminamos a visita ao irmos ao Bacalhôa Buddha Eden, que é o maior jardim oriental da Europa. O jardim tem lindíssimas esculturas, desde budas a pagodes, a estátuas de terracota e cerca de 600 soldados pintados à mão e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação. Além de tudo isso, o jardim também apresenta incríveis esculturas africanas dedicadas ao povo Shona do Zimbabué, demonstrando, assim, a união entre estes dois mundos, o físico e o espiritual.

Em suma, esta visita de estudo foi muito importante, pois tivemos a oportunidade de estar em contacto com o espaço onde os autores viveram ou se inspiraram. Para além disso, a visita de estudo foi bastante enriquecedora quer a nível cultural quer a nível artístico e incentivou-nos a lermos mais obras de Saramago e de Pessoa.

Share.

Leave A Reply