Vitrus integra projeto pioneiro de recolha de resíduos

0

O projeto piloto de implementação do sistema PAYT (pay-as-you-throw/paga-o-lixo-que-produz) será apresentado publicamente amanhã, sábado, dia 21 de Novembro, pelas 10h30, na extensão do Museu Alberto Sampaio na Praça S. Tiago, no coração do Centro Histórico de Guimarães.
O sistema pioneiro em Portugal que promete mudar o paradigma da recolha de lixo em Guimarães vai ser implementado pela Câmara Municipal e Vitrus Ambiente, destinando-se, numa primeira fase, às ruas do Centro Histórico de Guimarães, com o objetivo de promover a redução, a reciclagem e a reutilização de resíduos.
Atualmente é cobrada uma tarifa pela recolha de resíduos que está indexada ao consumo de água na habitação ou comércio , paga através do recibo da água. Com o novo sistema, no Centro Histórico, a tarifa passará a estar indexada ao número de sacos do lixo utilizados, pelo que cada utilizador pagará consoante a quantidade de resíduos que produzir. Como a recolha dos materiais recicláveis é gratuita, quanto mais os utilizadores reciclarem menos vão pagar .
O projeto será implementado em 2016, sendo que a Vitrus Ambiente vai iniciar a distribuição de mini ecopontos já a partir de dezembro, os quais serão recolhidos pela mesma empresa, utilizando como meio de transporte uma viatura elétrica.

Share.

Leave A Reply