A Rota pela Floresta é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e pretender colocar escolas e municípios alinhados para as questões ambientais. O OFICINA – Escola Profissional, em articulação com Câmara Municipal de Santo Tirso, tem promovido várias iniciativas de em prol da educação ambiental.
Constituída por uma pá, uma bandeira Eco-Escolas e um pergaminho de compromissos que deverá ser preenchido por todas as escolas e também pelos responsáveis autárquicos, o projeto Rota pela Floresta pretende ser um catalisador de sinergias entre escolas e municípios.
Tendo como objetivo recolher sugestões, registar opiniões e assumir compromissos, foram já realizadas várias iniciativas, tais como, a plantação de pés de azevinhos, uma espécie autóctone, no Colégio das Caldinhas, a passagem de testemunho entre INA e a OFICINA, a plantação de sobreiros, a manutenção de um viveiro em parceria com a representante do núcleo da Associação Amo Portugal de Santo Tirso
Integrada no projeto “Do CO2 ao O2”, organizada localmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com algumas das Eco-Escolas, o projeto Rota pela Floresta envolve 19 escolas. Fernando Félix, coordenador do projeto Eco-Escolas na OFICINA mostrou-se feliz com a adesão dos mais jovens. “O ambiente um tema muito atual. É uma questão que perpassa o dia-a-dia de cada jovem. A compreensão ecológica representa uma nova forma de olhar para o meio ambiente, de cuidar da Casa Comum, na expressão do papa Francisco”.