44 entidades de Santo Tirso subscrevem carta municipal para a igualdade

0

A Câmara Municipal de Santo Tirso, promoveu, esta quinta-feira, 24 de outubro, Dia Municipal para Igualdade, a assinatura de um compromisso para a promoção uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. Iniciativa surge no âmbito da implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND).

Um total de 44 entidades, entre as quais, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, instituições particulares de solidariedade social e empresas, assinalaram hoje o Dia Municipal para a Igualdade subscrevendo a adoção de políticas que combatem a discriminação e promovem a equidade nas suas mais diversas vertentes, como o acesso ao trabalho, à educação ou à participação cívica.

O objetivo é garantir que todos os cidadãos, independentemente do género, origem, idade ou condição, conseguem alcançar o seu potencial máximo.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso evidenciou que a assinatura da Carta pretende ser “não um ato simbólico, mas antes um compromisso concreto de cada um dos parceiros envolvidos, incluindo a própria Câmara Municipal”.

Alberto Costa atestou que “juntos, assumimos a responsabilidade de promover a igualdade em todas as suas formas, garantindo que cada cidadão de Santo Tirso possa viver com dignidade, respeito e oportunidades iguais”.

Para o autarca é, ainda, de destacar a importância do trabalho em rede que a Carta propõe, referindo que “nenhuma instituição, pública ou privada, pode, sozinha, resolver as questões complexas da desigualdade”.

Projetado para abranger o horizonte temporal 2023-2025, o PMIND prevê a realização de ações de sensibilização e de formação, a prevenção e combate às múltiplas formas de violência, a promoção do respeito e integração de pessoas com deficiência na sociedade, bem como a conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal.

Desde 2010 que o dia 24 de outubro é celebrado como Dia Municipal para a Igualdade, sendo celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação.

 

Share.

Comments are closed.