O novo quadro comunitário vai conceder mais apoios financeiros a projectos para as regiões aproveitarem melhor os seus cursos de água. Só para a área de protecção do ambiente e da eficiência na utilização dos recursos vão ser disponibilizados 1045 milhões de euros no Protugal 2020 – apoios este que Pimenta Machado, administrador da Região Hidrográfica do Norte (RHN), quer que o país aproveite ao máximo, sobretudo a região Norte, e a área do Cávado e do Ave, no sentido de resolverem muitos dos seus problemas relacionados com a gestão e segurança da água.
Em Braga, a criação de uma nova Estação de Tratamentos de Águas Residuais (ETAR) no Vale do Este é um projecto que está em avançada fase de estudo para ser implementada com base nos novos fundos comunitários, tal como ontem confirmou Pimenta Machado, durante a sessão pública que ontem foi promovida no GNRation sobre a gestão da água.
“A ETAR do Vale do Este é importante para a cidade de Braga, antes de mais porque vai permitir repartir o risco, pois boa parte da água gerida na bacia do Este é repartida para o Cávado e, por outro lado, vai servir de alternativa à ETAR de Frossos”, sublinhou o administrador da RHN.
Os desperdícios dos sistemas de águas vão também ser alvo de intervenções prioritárias nos próximos tempos, pois segundo as estatísticas mais recentes por cada cinco litros de água, um é desperdiçado totalmente.