Sistema de Águas da Região do Noroeste inicia atividade

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A Águas do Noroeste, S.A., empresa do grupo Águas de Portugal, é responsável, desde 2010, pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Noroeste, que integra 32 Municípios, sendo uma das maiores empresas gestoras a atuar em Portugal neste setor.

Em julho de 2013, foi assinado o contrato de parceria pública entre o Estado Português e os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa e o respetivo contrato de gestão entre os Parceiros e a Águas do Noroeste, que possibilita a assunção de responsabilidades na exploração e gestão dos sistemas em “baixa”.

Esta é a primeira parceria celebrada entre o Estado (Administração Central) e as Autarquias que concretiza um processo de verticalização, reunindo numa única entidade gestora os serviços em “alta” (prestados aos municípios) e os serviços em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes).

A nova entidade gestora pretende, desta forma, assegurar o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais urbanas de forma regular, contínua e eficiente, garantindo a construção e/ ou renovação das redes e a prestação do serviço, com elevada qualidade, a 3% da população portuguesa, ou seja, aproximadamente, 300 mil pessoas.

A 1 de abril, a Águas do Noroeste, S.A. inicia atividade nos oito Municípios acima referidos sendo que nos municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto e Cinfães, o Sistema de Águas da Região do Noroeste inclui o serviço de abastecimento e saneamento de águas residuais e nos municípios de Fafe, Santo Tirso e Trofa apenas o serviço de saneamento de águas residuais.

Com esta Parceria, a Águas do Noroeste assume-se como uma empresa de referência nacional no setor, presta um serviço de qualidade e reforça o seu papel de parceiro ativo para o desenvolvimento sustentável da região onde opera.

A Águas do Noroeste tem à disposição dos clientes uma loja em cada um dos Municípios da sua área de intervenção, onde pode tratar dos assuntos relacionados com os nossos serviços, independentemente do local de consumo ou morada do cliente.

Os nossos clientes passam a dispor também de outros meios de comunicação com a empresa: a linha de atendimento ao cliente – 808 253 000 e o Clientenet – uma plataforma online inovadora, que permite aos clientes consultar a sua Conta Cliente de forma cómoda, 24 horas por dia.

Implementamos algumas práticas comerciais que facilitam o acesso das populações ao serviço de abastecimento e saneamento de águas residuais, disponibilizando gratuitamente a:

– ligação de ramal ao sistema da rede pública (até 20 metros);

– celebração do contrato;

– instalação de contadores;

– atualização de dados pessoais.

O tarifário de água e saneamento será progressivamente ajustado durante os próximos 5 anos, de modo a criar um menor impacto nas famílias e empresas. A Águas do Noroeste terá, também, um tarifário social que, respeitando o Princípio da Acessibilidade Económica, permitirá apoiar, entre outros, famílias carenciadas.

 

Investimento

A prestação destes serviços requer elevados gastos de investimento na construção, renovação e manutenção de infraestruturas e equipamentos, bem como significativos gastos de exploração.

Durante o período da Parceria, a Águas do Noroeste executará um plano de investimentos de cerca de 150 milhões de euros que privilegiará a extensão do serviço, com a construção de novas redes municipais de distribuição de água e de recolha de efluentes e a manutenção adequada das infraestruturas.

A importância deste investimento para o desenvolvimento socioeconómico da região justifica o financiamento do investimento inicial pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

 

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