À conversa com Mia Couto

0

O escritor moçambicano Mia Couto, esteve hoje em santo Tirso, no átrio da Câmara Municipal pelas 15h30m, para encerrar o programa Poesia Livre, que se iniciou em março, no âmbito do Dia Internacional da Poesia, e termina agora, onde protagonizou a sessão de encerramento do mesmo programa, com uma conversa sobre a sua vida e obra, sendo ele mesmo o escritor homenageado deste ano.

Presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, os vereadores, o Presidente da Assembleia Municipal, vários Presidentes de Junta, alunos, professores, admiradores, anónimos de todas as idades.

O escritor foi recebido pelos alunos da ARTAVE, que tocaram algumas músicas para si no exterior da Câmara e depois foi recebido por muitas dezenas de alunos das escolas do Concelho e público em geral que o aguardavam ansiosamente já no átrio.

O Presidente Dr. Joaquim Couto, deu as boas vindas ao escritor Mia Couto e agradeceu a sua presença nesta iniciativa de grande alcance, que irá permitir dar um salto em frente no panorama cultural de Santo Tirso.

De seguida, Mia Couto tomou a palavra e falou sobre as suas raízes, sobre Moçambique, as suas motivações e inspirações. Disse que os adultos de hoje quase nunca sabem falar com os mais novos, sabem mandar, mas têm pouca capacidade para ouvir.

Seguiu-se o momento em que Mia Couto respondeu a várias questões levantadas pelos alunos presentes. A que mais se salientou foi, passo a citar: “Se tivesse que definir Santo Tirso numa única palavra, qual seria?”, ao que o escritor respondeu, que em Santo Tirso não se sentia como convidado, mas sim em casa, por isso seria casa.

Para terminar a cerimónia o Presidente Dr. Joaquim Couto ofereceu uma lembrança ao escritor e ambos assinaram o Livro de Honra.

santotirsodigital_mia_couto

Share.

Leave A Reply