Carlos Moedas encerra Semana Europeia da Juventude

0

Iniciativa, dinamizada simultaneamente em 33 países europeus, envolveu mais de 6.000 jovens e integrou a apresentação de projetos em Bruxelas

Mais de 6.000 jovens participaram, nos últimos seis dias, nas mais de 120 ações da Semana Europeia da Juventude – iniciativa impulsionada pela Comissão Europeia, e promovida, em Portugal, pela Erasmus+ Juventude em Ação. O encerramento do evento, que integra as comemorações do Dia da Europa, está agendado para amanhã, sábado, 9 de maio, e conta com a participação de Carlos Moedas, comissário europeu responsável pela pasta da Investigação, Ciência e Inovação.

Também Emídio Guerreiro (secretário de Estado do Desporto e Juventude) e Pedro Couto Soares – diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, organismo responsável pela área da Juventude do programa Erasmus+ em Portugal – marcam presença na sessão durante a qual se fará um balanço da iniciativa e na qual serão entregues os prémios de boas práticas e de projetos inspiradores 2015 aos vencedores. O encerramento está agendado para as 14h00 e decorre no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Portugueses criam ideias para impulsionar emprego jovem

A Semana Europeia da Juventude, iniciativa dinamizada simultaneamente em 33 países europeus, decorreu em todos os distritos do país e contemplou, ainda, uma viagem a Bruxelas, durante a qual 10 jovens portugueses apresentaram 12 ideias que visam aumentar as oportunidades de emprego dos jovens. A criação de um Centro de Inovação para o Emprego na Europa (ICEE) – que irá apoiar a mobilidade e a criação e gestão de ofertas de emprego em toda a Europa – e de uma Rede Europeia de Empreendedorismo são apenas dois exemplos. Portugal destacou-se como o país com mais laboratórios realizados e, por isso, com mais propostas.

Erasmus+ Juventude em Ação é o organismo responsável pela gestão, em Portugal, das ofertas para a área da juventude do Programa Erasmus+. Esta agência, que aprova projetos de intercâmbios, serviço voluntário europeu ou formação de líderes associativos, parcerias estratégicas ou de diálogo estruturado, aprovou, desde 2014, mais de 200 projetos e 350 atividades, que envolveram mais de 13 mil participantes e que envolveram um investimento de mais de cinco milhões de euros.

 

Share.

Leave A Reply