O Modatex vai abrir novamente as portas das suas instalações situadas no Porto, Lisboa, Barcelos, Vila das Aves e Covilhã aos jovens de todo o país, divulgando assim a oferta formativa e as saídas profissionais relacionadas com o sector têxtil. A iniciativa Open Day começou em março e vai decorrer até outubro deste ano. O objetivo é divulgar a oferta formativa deste centro, mostrando aos mais novos que o sector do têxtil e do vestuário tem várias opções no que diz respeito a aprendizagem e saídas profissionais.
O Open Day permite também que os visitantes tenham a oportunidade de experimentar a área a que esse dia é dedicado, levando para casa o resultado final dessa experiência. Neste dia, quem visitar o Modatex no Porto, Barcelos e Lisboa, poderá aprender um pouco mais sobre confeção. Em Barcelos terão ainda lugar atividades relacionadas com a modelação. No polo de Vila das Aves este dia é dedicado à tecelagem e quem visitar a delegação da Covilhã poderá experimentar várias técnicas de tinturaria e estamparia.
As visitas ao Centro começam com um vídeo institucional, seguido de uma breve apresentação da área a que esse Open Day é dedicado. Os jovens vão depois poder visitar as salas onde decorrem as aulas e experimentar algumas atividades relacionadas com o curso em destaque, ficando também a saber como podem candidatar-se.
O Open Day do Modatex repete-se a 12 de Junho e 9 de Outubro. A participação nesta iniciativa tem um número limitado de vagas e está dependente de uma inscrição prévia feita através do site do Modatex.
Calendário Open Day 2015:
- 22 Maio (10h30 – 12h00)
- – Porto – Confeção
- – Barcelos – Modelação + Confeção
- – Aves – Tecelagem
- – Covilhã – Tinturaria + Estamparia
- – Lisboa – Confeção
- 12 Junho
- – Porto – Modelação + Confeção
- – Aves – Modelação + Confeção
- – Covilhã – Artes Têxteis
- – Lisboa – Design Moda
- 9 Outubro
- – Porto – Design Moda
- – Covilhã – Fiação + Tecelagem
- – Lisboa – Design Moda
O Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios surgiu com base num protocolo celebrado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP,I.P.), a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV) e a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).
Sedeado no Porto e com delegações em Lisboa e Covilhã e polos em Barcelos, Vila das Aves e Lousada, tem como objetivo contribuir para a melhor coordenação estratégica e operacional da formação no setor, responder de forma eficaz às necessidades de qualificação, aperfeiçoamento e reconversão das pessoas e das organizações e apoiar tecnicamente a Indústria Têxtil e de Vestuário.