Sequeirô com centro escolar “de excelência”

0

Era a obra que faltava para que o Centro Escolar de Sequeirô ficasse concluído. No passado domingo, 27 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, inaugurou a requalificação do antigo edifício daquela escola, num investimento na ordem dos 150 mil euros. “Sequeirô ficou, assim, com um Centro Escolar de excelência”, evidenciou o autarca.
A requalificação do antigo edifício do Centro Escolar de Sequeirô traduz a aposta “inequívoca” do executivo municipal de Santo Tirso na área da Educação. Não é demais dizer – apontou o presidente da Câmara – “que esta é uma prioridade com cerca de 30 anos e que está a dar frutos, uma vez que temos um Município com excelentes condições ao nível das infraestruturas de ensino”.
Aliás, Joaquim Couto enumerou algumas das medidas tomadas pelo atual executivo camarário na área da Educação, entre as quais o alargamento dos transportes escolares gratuitos para os alunos do ensino secundário, o lanche gratuito para alunos carenciados do 1.º Ciclo e o reforço do apoio de às famílias e aos alunos mais carenciados na aquisição de livros e material escolar.
“São várias as medidas na área da coesão social que temos vindo a tomar e que abrangem as famílias com filhos em idade escolar. O programa Mimar, ou o alargamento da fruta escolar ao pré-escolar são mais dois exemplos”, enumerou o autarca, lembrando, ainda, que recentemente foi inaugurada em Santo Tirso a primeira unidade de ensino para crianças autistas do concelho.
ARRANJOS INTERIORES E EXTERIORES
Sobre Sequeirô, e depois da primeira fase ter envolvido a construção de um edifício de raiz, a Câmara de Santo Tirso avançou com a requalificação do edifício do Plano Centenário, “com o objetivo de evitar o choque na passagem do pré-escolar [novo edifício]para o 1.º Ciclo [antigo edifício requalificado]”.
A intervenção no Centro Escolar de Sequeirô consistiu em obras de conservação e requalificação do edifício antigo e arranjos exteriores, de forma a dotar estes espaços de condições idênticas às existentes na zona da ampliação.
No edifício antigo, foi realizado a substituição geral da cobertura, incluindo a estrutura de suporte, telhas, rufos, isolamento térmico e impermeabilização, a requalificação das salas de aula e átrios de entrada, com trabalhos de conservação e/ou substituição dos acabamentos, a renovação total da instalação elétrica e da rede informática. Nas fachadas, foi executada a pintura geral do edifício e a recuperação do revestimento das paredes exteriores do volume norte com um sistema de isolamento térmico pelo exterior (sistema ETICS) que se encontrava totalmente degradado e ainda a substituição das duas portas principais no corpo principal.
Nos arranjos exteriores, a empreitada consistiu na construção de um campo de jogos com um pavimento desportivo em resina sintética, redes de vedação e balizas para mini andebol/futsal. O campo ficou também dotado das infraestruturas e pinturas necessárias para a prática das modalidades de basquetebol e voleibol.
Na área envolvente ao edifício antigo foram eliminadas as barreiras arquitetónicas, com a construção de passeios em pedra de chão que garantem as condições de mobilidade e acessibilidade ao campo de jogos e áreas de recreio, assim como ao edifício da ampliação.
Nesta intervenção, foram ainda realizados trabalhos de paisagismo para o tratamento e enquadramento das novas áreas ajardinadas.
O investimento rondou os 150 mil euros.
Na cerimónia de inauguração da empreitada, para além do presidente da Câmara de Santo Tirso, estiveram presentes a vice-presidente da autarquia e vereadora da Educação, Ana Maria Ferreira, o presidente da União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira, Eurico Tavares, o diretor do Agrupamento de Escolas Tomás Pelayo, Fernando Almeida, a coordenadora de escola, o presidente da associação de pais e diversas instituições locais.

Share.

Leave A Reply