OFICINA – Escola Profissional do INA

0

OFICINA promove hábitos ecologicamente responsáveis
Será possível vivermos num planeta sem poluição? Foi assim que abriu mais uma ação de sensibilização promovida pelos alunos do 2.º ano do curso de Comunicação/Marketing, da OFICINA – Escola Profissional do INA, com os alunos do primeiro ciclo do Colégio das Caldinhas.
O desafio era simples: desenhar um mundo com poluição e desenhar outro sem poluição. No final, gerar o debate e a reflexão sobre estes dois mundos de modo a consciencializar os mais novos para pequenos hábitos ecologicamente responsáveis. Pedro Ângelo, um dos promotores da iniciativa, diz que tentaram levar a sério o ditado de que “de pequenino é que se torce o pepino. Quer queiramos quer não, se não formos educados para estas questões nunca nos vamos responsabilizar por elas. Como aprendemos que o primeiro rei de Portugal foi D. Afonso Henriques, também temos que aprender que no Ecoponto Verde devemos colocar apenas embalagens de vidro”, diz o aluno.
Caroline Sousa reforça a necessidade de formar crianças e jovens para comportamentos ecológicos mais atentos. “Com esta atividade pretendemos reforçar duas ideias: por um lado, sensibilizar e, por outro, educar. Penso que o conseguimos, não só por ser um tema que interessa às crianças, mas também por ser uma temática para a qual estão muito despertas”.
Promovida no âmbito na disciplina de Área de Integração, a ação desenvolvida pelos alunos de Comunicação/Marketing insere-se num conjunto de atividades voltadas para o cuidado do meio ambiente. Para a professora Alexandra Santos, orientado do projeto, estas atividades estão em linha não só com o âmbito de conteúdos da disciplina de Área de Integração, mas também com os debates atuais que se tem desenvolvido em torno do ambiente. A professora recorda o apelo feito pelo Papa Francisco, na encíclica Laudato Si, para a necessidade de a humanidade mudar o seu estilo de vida e para o cuidado da casa comum.

Share.

Leave A Reply