Programa “Aqui Portugal” da RTP em Santo Tirso

0

DIA 19 DE DEZEMBRO, ENTRE AS 14H00 E AS 20H00, NA PRAÇA 25 DE ABRIL

 

O programa da RTP “Aqui Portugal”, apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, vai estar em direto de Santo Tirso, no próximo dia 19 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00. A pretexto da iniciativa promovida pela Câmara Municipal, “Natal na Praça”, a RTP irá transmitir para todo o país a festa que estará montada, a partir de 18 de dezembro, na Praça 25 de Abril.

Durante o mês de dezembro, a cidade de Santo Tirso vai estar envolvida num ambiente de muita animação, festa, luz e cor. São várias as iniciativas gratuitas dedicadas à época Natalícia, organizadas pela Câmara Municipal, em conjunto com diversas instituições do concelho.

A inauguração do “Natal na Praça” está marcada para o dia 18 de dezembro, pelas 16h00. No dia seguinte, a RTP irá emitir, em direto, o programa de sábado à tarde “Aqui Portugal”, da Praça 25 de Abril, dando a conhecer não só as atividades programadas para o “Natal na Praça”, mas também uma série de reportagens sobre o Município de Santo Tirso.

Uma das apostas este ano do “Natal da Praça” é a Pista de Gelo, que vai funcionar de 21 a 30 de dezembro, na Praça 25 de Abril (em frente aos Paços do Concelho). Um espaço que não depende das condições climatéricas e que promete atrair miúdos e graúdos.

A animação do “Natal na Praça” contemplam ainda, passeios de charrete pela cidade, para quem fizer compras no comércio local. Esta é uma forma de se “promover o comércio tradicional”, contando a iniciativa com a parceria da Associação Comercial de Santo Tirso (ACIST). Os bilhetes para este passeio de charrete não se compram, ganham-se.

Numa das tendas estará montada a cozinha com direito a doces para todos. Aqui os mais pequenos vão ter oportunidade de aprender a fazer as doçuras de Natal.

Para o público infantil, está ainda prevista a Oficina de S. José, onde as crianças são convidadas a pôr as mãos na massa e criar, pois materiais não vão faltar e ideias também não.

Mas as atividades não se ficam por aqui. Também o Pátio do Belchior promete levar os mais novos às brincadeiras de infância dos seus pais, (re)descobrindo jogos que passaram de geração em geração. Já na tenda do Rei Mago, onde estará o Cantinho do Baltazar, a atividade leva a descobrir a 7ª arte e não só: teatros, fantoches, Hora do Conto, dança e, muitas outras surpresas.

Estas são apenas algumas das iniciativas programadas, com realce ainda para o Jardim do Gaspar ou para o Recreio. Espaço onde vai ser permitido saltar e saltar! E para os mais curiosos que queiramver a estrela de Natal bem mais perto e os insufláveis muito em baixo, haverá uma aventura na escalada.

É ainda de destacar a programação do dia 20 de dezembro. Da parte da manhã, tem lugar o Natal Bike, um passeio de bicicleta para todas as idades, em que o traje de Pai Natal é obrigatório, numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal e Associação Abram Alas BTT.

O “Natal na Praça” tem atividades diárias, até dia 30 de dezembro, estando aberto todos os dias entre as 10h00 e as 18h00, com exceção dos dias 24 e 30 de dezembro, cujo horário é das 10h00 às 13h00. Algumas das atividades requerem inscrição prévia, através dos números 252 830 411/252 833 428, e do mail cultura@cm-stirso.pt. Todo o programa pode ser consultado em www.cm-stirso.pt

 

 

Share.

Leave A Reply