A deputada tirsense Andreia Neto em visita à Escola EB 2/3 de Vila das Aves, realizada na passada segunda-feira, disse que já questionou o Ministério da Educação sobre a necessidade de requalificar escolas do 2º e 3º Ciclos e algumas do ensino secundário, que apresentam carências ao nível das suas infra-estruturas.
No requerimento, que é secundado por outros deputados do PSD, assinala que existe uma dotação de 350 milhões de euros de fundos comunitários do Portugal 2020 para resolver algumas carências de infra-estruturas da educação, designadamente ao nível da reabilitação e requalificação das escolas do 2° e 3° Ciclos e algumas do ensino secundário.
A verba destinava-se a intervenções de melhoria nas condições de utilização de alguns estabelecimentos de ensino que se encontram degradados ou a precisar de obras urgentes, quer por questões de segurança, como por razões de saúde pública.
Na Área Metropolitana do Porto, o “Mapeamento de Infraestruturas da Educação” está fixado em 60 milhões de euros e prevê a intervenção em 52 escolas.
Entre estas, estão algumas escolas do nosso concelho: EB 2/3 de Vila das Aves, EB1 Bom Nome, também em Vila das Aves, EB2/3 São Rosendo, EB1 Conde São Bento, ambas em Santo Tirso e EB1 São Martinho do Campo, que carecem de requalificação urgente.
Andreia Neto pergunta ao Governo qual a sua posição em relação ao mapeamento e questiona se é verdade que este mapa vai ser revisitado e porventura alterado. “A exclusão de alguma destas escolas do mapeamento feito pelo anterior Governo seria muito prejudicial para os seus alunos, professores e funcionários, conforme podemos constatar na visita a esta escola, actualmente com 400 alunos, que não dispõem das melhores condições.”