Paulo Cunha abre Jornadas Municipais da Educação

0

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, abre amanhã, sábado, pelas 9h30, na Casa das Artes, as Jornadas Municipais da Educação. Subordinada ao tema “Novos Paradigmas da Educação – Inovação e Metodologias Pedagógicas”, a iniciativa que pretende por um lado dar a conhecer a política educativa municipal e por outro lado promover o debate e a reflexão crítica, contando com a presença de especialistas da pedagogia, educadores, responsáveis municipais, empresários e alunos.

As Jornadas Municipais de Educação marcam o arranque da Quinzena da Educação, uma ação organizada pela Câmara Municipal de Famalicão que decorre até 22 de março. São quinze dias repletos de atividades que envolvem toda a comunidade educativa, na promoção, divulgação e valorização do projeto educativo concelhio.

Para além das jornadas de educação, destaque para a realização da Mostra de Teatro Escolar, que decorre na Casa das Artes, de 8 de março a 15 de maio. A iniciativa que conta todos os anos com casa cheia envolve a participação de doze grupos de teatro escolar, num total cerca de 500 alunos e professores.

Entre 15 e 17 de março decorre no Pavilhão Municipal a Mostra de Oferta Formativa com a participação dos agrupamentos de escolas e das escolas profissionais do concelho. A mostra tem como objetivo tornar-se uma mais-valia no processo de tomada de decisão vocacional dos alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade, proporcionando-lhes um maior conhecimento dos cursos profissionais e cientifico-humanísticos existentes.

A Quinzena da Educação é também o momento escolhido para homenagear os professores que terminaram a sua carreira docente no último ano letivo 2014-2015. No dia 17 de março, a Câmara Municipal distingue nove docentes com a medalha de reconhecimento municipal.

Entretanto, no dia 18 decorre o Encontro Concelhio de Associações de Pais, na Escola Básica Integrada de Gondifelos, pelas 17h30, sob o tema “Resiliência Vencer a Adversidade”. Este encontro tem como objetivo principal proporcionar um momento de reflexão, análise e debate com as diversas Associações de Pais. No dia 22, a encerrar a Quinzena da Educação realiza-se a PALESTRA “Autismo, The Son-Rise Program”, no auditório da CESPU, pelas 18h00. A iniciativa é organizada pela autarquia famalicense em conjunto com o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e a Associação Vencer Autismo e está sujeita a inscrições através do site vencerautismo.org/famalicao.

 

 

Share.

Leave A Reply