SOMOS conquista Santo Tirso

0

O auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso foi pequeno para acolher a apresentação do livro Somos, dos coautores Carla Valente e António F. Maia

“E é amar-te, assim, perdidamente…” Foi desta forma melodiosa que começou a apresentação do Somos, o novo livro de poesia de Carla Valente. A célebre música dos Trovante fez-se ouvir pelas vozes do Coro CCM – Artave, na noite chuvosa de sábado, dia dezasseis de abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso.

A apresentação da obra esteve a cargo do escritor tirsense Cidálio Castro. Acompanharam a autora, na mesa de honra, António F Maia, coautor de SOMOS, João Abreu, que apresentou os autores do livro, Vítor Rocha da Mosaico de Palavras Editora e Tiago Araújo, Vereador da cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Cidálio Castro, foi tecendo algumas considerações sobre o livro, descrevendo-o como sendo “ de tal intensidade, que a bem da poesia nada ficará por dizer. ” Acrescentou ainda, que Somos “é uma espécie de autopsicografia da autora, fazendo uma abordagem sistemática às suas características pessoais e profissionais.” A pontuação lembra-lhe Saramago. No fim da sua intervenção, Cidálio Castro surpreendeu Carla Valente ao dedicar-lhe um poema -“Sumos”, que em latim é Somos.

João Abreu apresentou os autores de uma forma original, através de um questionário sensorial que lhes tinha feito. Assim, o que melhor define Carla Valente é o verbo ser “metade de mim é poesia, a outra metade é o amor que tenho por ela.” Já António F. Maia, João Abreu descreveu-o na qualidade da sua “arte de escrever com luz”.

carla_valente_livro_fotos

Vítor da Rocha, da Mosaico de Palavras Editora, congratulou-se pelo evento contar com o apoio da Câmara Municipal, referindo, que “ Santo Tirso é dos poucos municípios onde contam com um membro da Câmara Municipal, o que é de louvar porque a presença da autarquia revela a aposta nos autores e é altamente motivador.” Neste caso, o evento contou com dois elementos Câmara Municipal, Ana Maria Ferreira, a Vice-Presidente, também fez questão de marcar presença e apoiar a autora.

Tiago Araújo, por sua vez, parabenizou a autora, referindo que teve o prazer de ter estado presente aquando da apresentação do livro na cidade do Porto, e lançou um repto a Carla Valente “ que continue com a poesia”, revelando que, se ainda se mantiver na Câmara, gostaria de ele próprio poder homenagear a autora numa edição da Poesia Livre, evento que tem contado com a colaboração da autora tirsense.

Durante a apresentação, os convidados puderam assistir a admiráveis intervenções musicais protagonizados pelo Coro CCM –Artave, da responsabilidade da professora Liliana Correia e do Coro dos Pequenos Cantores de Santo Tirso, cuja direção artística ficou a cargo de Aliona Barbaneagra. Os poemas da autora e músicas de Mafalda Veiga fizeram parte do reportório.

As declamações estiveram a cargo de Conceição Lima, Eduardo Roseira e Libânia Madureira, que deram voz aos poemas de Carla Valente de modo exímio.

A fechar a apresentação, Carla Valente, fez os tradicionais agradecimentos e no final protagonizou uma sessão de autógrafos para os seus convidados.

O livro composto por 65 poemas e 17 fotografias a preto e branco, pode ser adquirido na Livraria Vanda e Quiosques de Santo Tirso, na loja Fnac da Rua de Santa Catarina, no Porto, ou diretamente à editora. Brevemente, Somos também estará à venda em todas as Fnac’s do país.

 

Cristina Valente

Share.

Leave A Reply