Visita de Estudo a Madrid

0

Entre os dias 22 e 23 de abril de 2016, três professoras e um grupo de trinta alunos das turmas 9.º A e 10.º D da Escola Básica e Secundária D. Dinis, de Santo Tirso, participaram numa visita de estudo à cidade de Madrid, organizada pela professora de Espanhol.

Ao longo da visita, foram cumpridos períodos de divertimento e de convívio aliados a situações de aprendizagem que favoreceram a aquisição de conhecimentos significativos e momentos de sociabilidade. O contacto com a língua e com a cultura espanholas foi uma constante, uma vez que os alunos puderam ter um papel ativo em situações reais de comunicação.

A visita revelou-se bastante profícua na aprendizagem dos conteúdos programáticos de Espanhol, funcionando como meio de motivação e articulação dos mesmos. Partindo da cidade de Madrid, foi possível apresentar outras cidades espanholas, comparando estilos, ambiente, arquitetura e infraestruturas.

No que diz respeito ao programa da visita, no primeiro dia, após a chegada à capital espanhola, os alunos puderam visitar o Museo Nacional del Prado, contactando com as magníficas obras de Goya, Velázquez, Tiziano, El Greco, El Bosco, Caravaggio

À saída do museu, houve também oportunidade para contemplar a Fuente de Neptuno.

Em seguida, foi possível visitar o Parque del Retiro, onde se contemplou toda a paisagem e contactou com a natureza. Neste parque, foi, também, possível estabelecer laços de amizade e convívio e conheceu-se o imponente monumento a Alfonso II.

No segundo dia, visitou-se o magnífico Estadio Santiago Bernabéu e respetivo museu, que fomentou nos alunos o gosto pelo desporto e permitiu que contactassem com um dos maiores interesses dos espanhóis que é o futebol. Aqui, os alunos conheceram a história do clube Real Madrid e dos jogadores que, ao longo dos anos, por ali passaram, contemplaram a espetacular vista do estádio e visitaram todo o seu interior, desde balneários, sala de imprensa até ao relvado. Foi, de facto, um momento expectante e memorável para os alunos, onde foi possível unir Portugal e Espanha, já que o melhor jogador do mundo é português e joga neste grandioso clube espanhol.

Neste dia, foi ainda possível conhecer vários pontos turísticos, entre eles: Estación de Atocha, Gran Vía, Plaza Castilla, Calle Princesa, Puerta del Sol, Callao, Catedral de Almudena, Palácio Real, Opera y Arenal, Puerta de Alcalá y Fuente de Cibeles. Os alunos aproveitaram, também, para as últimas compras e para os últimos registos fotográficos.

Dado que os alunos foram previamente estimulados e sensibilizados para esta visita de estudo, os mesmos aderiram de forma positiva, o que culminou no sucesso desta atividade.

Share.

Leave A Reply