Manuel Lopes, da União Ciclista de Vila do Conde, fez perto de 450 quilómetros em BTT em apenas 24 horas e assim conquistou o primeiro lugar do pódio das 24 Horas BTT de Famalicão, que se realizaram neste fim-de-semana com a presença de 914 atletas. Alice Sousa, da Bikemania Sport, andou sensivelmente 280 quilómetros e venceu nos femininos. Por equipas, os seis elementos, do Mouquim-Afacycles-Eugénios-Bargaut 02, venceram com 73 voltas percorridas ao percurso.
Estes foram apenas os primeiros, porque vencedores foram todos e aqui não há propriamente vencidos. As 24 Horas BTT de Famalicão são já a maior prova do género do país e a sua natureza vai muito além da competição desportiva. Por isso, o ar de satisfação que se encontra em todos os participantes no final da prova, pese embora o cansaço pelo esforço despendido.
As 24 horas fazem-se com competição mas também com festa, muita festa. Entre as centenas de participantes encontram-se motivações para todos os gostos. Se para uns, a luta pelos melhores tempos é a referência, para outros é nos bastidores, à mesa com os amigos, que está o objetivo maior da sua presença. Uns correm que se fartam à volta da pista com 8 quilómetros, outros correm mais à volta do assador e das câmaras frigoríficas recheadas a preceito.
Por isso o intenso calor que se fez sentir no sábado e domingo em Famalicão foi um mal menor, porque foi menorizado em permanência com a ingestão de líquidos, nem sempre os mais aconselhados para a prática desportiva.
É, assim, com bicicletas, amigos, música e campismo que se fazem as 24 horas BTT de Vila Nova de Famalicão. Esta foi já a sétima edição da prova organizada pelos Amigos do Pedal, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
“Uma prova única que é já um dos grandes cartazes de turismo desportivo de Vila Nova de Famalicão, sem prejuízo da sua elevada competitividade”, assinala o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que participou na prova e comprovou ele mesmo “a excelência organizativa do evento”.