No dia 22 de outubro encerrou-se o festival de teatro Palcos de Santo Tirso organizado pela Companhia de Teatro de Santo Tirso com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso. Foram nove dias que apesar de intercalados não deixaram de ser intensos de emoção, drama, comédia; enfim de teatro, animação de rua e muito, muito público. Visitou-se a cidade, fomos às freguesias, escolas e andamos pelas ruas, porque acreditamos que o teatro é sinal vital de que efetivamente Santo Tirso conVida.
A edição deste ano contou com o dobro do público da versão anterior, foram mais de 1600 espetadores que estiveram nos diversos palcos do concelho: Fontiscos, Monte Córdova, Santo Tirso, Vila das Aves, Reguenga, e Vila Nova do Campo (São Martinho do Campo). O que corresponde a uma percentagem de cerca de 90% da lotação das salas. Com as animações/teatro de rua o público ascendeu a mais de 5700. Vimos em palco diversas companhias de teatro (Mérito Avintense – Avintes; Nova Comédia Bracarense – Braga; TAL – Livramento, Madeira; Companhia de Teatro “Os Quatro Ventos” – Santo Tirso; Teatro Olimpo – Ansião, Leiria; Retorta Teatro – Campo, Valongo; Teatro de Cristelo – Paredes; Teatro Renascer – Esmoriz e Grupo de Teatro Aldeia Verde – Lazarim, Lamego) que trouxeram com a sua arte reflexões e agrado ao público. Estes números tornam o Palcos de Santo Tirso uma referência cultural e teatral a nível do concelho. Tornam-no numa aposta ganha porque além dos objetivos terem sido largamente alcançados, estes superaram as expectativas, revelando que os tirsenses gostam de teatro e aderem em larga escala a eventos desta natureza, revelando-se um público com sentido crítico e de qualidade.
A Companhia de Teatro de Santo Tirso alegra-se por isso, pois é sinal revelador que o seu trabalho de criação de público está a dar os seus frutos. Desta forma, se reparou usamos a palavra público cerca de seis vezes, e fizemo-lo de propósito porque é para isso que trabalhamos há pouco mais de dois anos. Foi por eles que as companhias de teatro percorreram mais de 3500 quilómetros (equivalente a uma viagem de Santo Tirso a Moscovo). É pelo público que a nossa companhia irá visitar esses mesmos lugares levando com o seu nome, o nome de Santo Tirso.
Para o ano o Palcos de Santo Tirso estará de volta, com mais novidades, novas companhias, mais qualidade, inovação como é apanágio da nossa e também sua Companhia de Teatro de Santo Tirso. E esperamos que com mais e mais público e que você seja um de entre muitos a participar.