“Vitória histórica” do PS retira vereador à coligação PSD-CDS
Joaquim Couto ganha em todas as frentes em Santo Tirso
“É um dia grande para a democracia e um dia grande para Santo Tirso!”, afirmou Joaquim Couto perante uma multidão que comemorou na Praça 25 de Abril “uma vitória histórica” do PS, com 53,79% dos votos e 6 vereadores na Câmara Municipal, enquanto a coligação PSD-CDS recuou para três vereadores.
“Estamos a comemorar uma vitória histórica! Venceu a maturidade democrática da população de Santo Tirso! Venceu o único projeto político para Santo Tirso! Venceu a verdade e venceu a democracia!”
Foi assim que Joaquim Couto, falando a uma multidão em festa, classificou a estrondosa vitória do PS no concelho de Santo Tirso que garantiu ao presidente da Câmara Municipal a sua reeleição para um segundo mandato com uma maioria muito clara de 53,79% e a conquista de 6 vereadores, enquanto a candidata Andreia Neto (PSD-CDS) conseguiu apenas 35,62% dos votos e três vereadores, tendo perdido um vereador.
“Esta vitória, que ofereço à população de Santo Tirso, é o reconhecimento de quatro anos intensos de trabalho em condições difíceis e exigentes. Nós, sim, conseguimos! Nós conseguimos vencer as eleições e Andreia Neto também conseguiu fazer história, pois teve o pior resultado de sempre do PSD em Santo Tirso”, afirmou Joaquim Couto à população, na Praça 25 de Abril, acrescentando que “o povo de Santo Tirso é sábio, não se deixa enganar, sabe separar o trigo do joio e não se deixa comprar por um par de brincos”.
A alegria socialista era mais do que justificada, uma vez que a vitória do PS também aconteceu na Assembleia Municipal, onde a coligação PSD-CDS perdeu um deputado e o PS conquistou 3, e nas juntas de freguesia, com a conquista à coligação PSD-CDS de Vila das Aves e Reguenga.
UM DIA GRANDE PARA SANTO TIRSO”
Na noite de domingo, Joaquim Couto acompanhou o apuramento dos resultados na sede do PS-Santo Tirso, com o diretor de campanha, Alberto Costa, e a sua equipa de colaboradores mais próximos da campanha, enquanto uma equipa de voluntários do partido ia recolhendo e tratando os dados que chegavam das freguesias. A explosão de alegria aconteceu quando chegou a notícia da vitória em Vila das Aves e na Reguenga.
Depois de ter confirmado todos os resultados e uma vitória tão expressiva, Joaquim Couto saiu à rua e dirigiu-se à sede de campanha, no Largo Coronel Baptista Coelho, onde foi ovacionado pela população. Daí, caminhou até à Praça 25 de Abril, onde, na noite de sexta-feira, a campanha do PS tinha encerrado com milhares de pessoas num grande espetáculo de Quim Barreiros. E à medida que Joaquim Couto se aproximava do palco, o mar de gente que o saudava foi engrossando.
“Hoje é um dia grande, um dia de muita alegria e um dia em que extravasamos as nossas emoções políticas e partidárias. É um dia grande para a democracia e é um dia grande para Santo Tirso!”, destacou o autarca reeleito, nas primeiras palavras dirigidas a uma população em festa.
Joaquim Couto fez questão de encher o palco instalado na Praça 25 de Abril, chamando o presidente da Assembleia Municipal, Rui Ribeiro, e todos os candidatos do PS eleitos, assim como a presidente da comissão de honra da candidatura, a médica Gabriela Costa, e os seus mandatários: Luís Freitas, mandatário da candidatura, Sara Moreira, mandatária das mulheres, e o médico Francisco Goiana, mandatário da Juventude.
A todos agradeceu o empenho e a participação na campanha. “Agradeço, também, à Juventude Socialista e a todos os militantes e simpatizantes do PS, mas sobretudo às pessoas anónimas que gostam do partido e que sabem que nós trabalhamos para elas”, realçou o presidente reeleito.
“É JOTA, É COUTO, É JOAQUIM COUTO!…”
Numa intervenção emocionada, em agradecimento a toda a equipa da candidatura “Santo Tirso em Boas Mãos”, “que tornou possível este grande sonho”, Joaquim Couto agradeceu à população de Santo Tirso a confiança traduzida na “maioria absoluta muito clara” que tinha pedido aos eleitores. E, para que não houvesse dúvidas, afirmou: “A partir de hoje, sou de novo, como já era, o presidente da Câmara de toda a população de Santo Tirso!”
Joaquim Couto alertou os autarcas eleitos para os órgãos do município e das freguesias para “a obrigação e a missão de cumprirem o programa eleitoral do PS, que será o nosso programa político para Santo Tirso”. “Essa é uma grande responsabilidade”, lembrou.
Joaquim Couto não deixou de alfinetar a candidatura da oposição PSD-CDS, em especial o seu posicionamento e os seus métodos ao longo da campanha, considerando que “o povo de Santo Tirso não foi em cantos de sereia e penalizou a campanha suja, negra e cínica de Andreia Neto”.
“Está na hora de as autoridades investigarem de onde veio tanto dinheiro para a campanha do PSD”, declarou o autarca, enquanto a multidão respondia com aplausos e cânticos. “É Jota, é Couto, é Joaquim Couto!…”
Santo Tirso, 3 de outubro de 2017