GNR – Casos de COVID-19 no Comando Territorial do Porto

0

GNR – Casos de COVID-19 no Comando Territorial do Porto

Na sequência de várias notícias que vêm sido divulgadas por diversos Órgãos de Comunicação Social sobre casos de COVID-19 na GNR do Porto, a GNR esclarece:

  1. Foi determinada a abertura de um processo interno, para averiguar as circunstâncias da ocorrência;
  2. O Comando da Guarda mantém como prioridade a prevenção da doença, a contenção da pandemia e a garantia da segurança de todos os militares da Guarda e dos cidadãos. Nesse sentido, para além de garantir a distribuição de equipamento de proteção individual aos militares de todo o dispositivo, está implementado um plano de contingência, ao qual são frequentemente acrescentadas medidas complementares, que prevê o cumprimento escrupuloso das medidas de preservação sanitária e conduta social em vigor, designadamente, o distanciamento social, a etiqueta respiratória, a higienização e as medidas de proteção implementadas do antecedente;
  3. No Comando Territorial do Porto, à data de 22 de outubro, encontram-se 31 militares positivos (no domicílio) e 17 militares suspeitos em isolamento a aguardar resultado de teste efetuado, perfazendo desta forma um total de 46 militares na situação de quarentena. O efetivo desta Unidade da Guarda é de 1.625 militares, pelo que desta situação não resultou qualquer limitação ao cumprimento da missão da GNR;
  4. As instalações foram desinfetadas pela Unidade de Emergência, de Proteção e de Socorro (UEPS).

Valença – Apreensão de mais de sete toneladas de bivalves imaturos

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, ontem, dia 22 de outubro, apreendeu 7 400 quilos de berbigão, cerastoderma edule, com o valor presumível de 37 400 euros, na zona de Valença.

Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, foi detetado um veículo pesado de mercadorias que transportava berbigão imaturo, sem a medida legal para ser capturado e comercializado, neste caso, 2,5 centímetros.

Foi identificado um indivíduo de 50 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, por transporte de espécies bivalves em estado imaturo, sendo esta infração punível com coima máxima de 37 500 euros.

A mercadoria apreendida foi devolvida ao seu habitat natural em virtude dos espécimes se encontrarem vivos.

 

 

Share.

Comments are closed.