PS reconhece importância da atividade artística dos artesãos

0

Santeiros de São Mamede do Coronado merecem apoio e respeito

Uma delegação do Partido Socialista visita na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, às 11 horas, os Santeiros de São Mamede do Coronado, na Trofa. O ponto de encontro será no polo de São Mamede do Coronado da União de Freguesias do Coronado (Rua Vale do Coronado, 1301, 4745-417 São Mamede do Coronado).

Serão visitadas as oficinas dos santeiros Jorge Brás e Augusto Ferreira.

A delegação será composta por Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS e eurodeputado, Joana Lima, coordenadora dos deputados do PS eleitos pelo distrito do Porto, Rosário Gambôa, coordenadora do PS na Comissão Parlamentar da Cultura e Comunicação, Amadeu Dias, presidente da Comissão Política Concelhia da Trofa do PS e vereador na Câmara Municipal e José Ferreira, presidente da Junta da União de Freguesias do Coronado.

A eleição dos Santeiros de São Mamede do Coronado como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular é um acontecimento positivo, que reconhece a qualidade e o valor artístico do trabalho artesanal realizado há mais de um século. Infelizmente, esse reconhecimento ficou um pouco obscurecido pelo comportamento incompreensível da Câmara Municipal da Trofa que, segundo alegações não desmentidas, gastou perto de 75 mil euros em chamadas telefónicas de valor acrescentado no concurso da RTP.

Os Santeiros de São Mamede do Coronado não precisam de batota para serem eleitos uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular. O trabalho destes artesãos, produtores de arte sacra, reveste-se de grande importância cultural e merece ser adequadamente valorizado com iniciativas que aumentem a sua notoriedade e com ações que atraiam pessoas mais jovens para a atividade.

 

Share.

Comments are closed.