Presidente da Associação Portuguesa de Bioética distinguido com Medalha de Ouro pelo Parlamento

0

Distinção atribuída no âmbito das comemorações do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem

O presidente da Associação Portuguesa de Bioética (APB), Rui Nunes, irá receber no próximo dia 16 de dezembro, em nome da Direção da Associação Portuguesa de Bioética, a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Trata-se de uma distinção atribuída pela Assembleia da República à iniciativa “Direitos Humanos e Igualdade de Género”, promovida pela APB.

De acordo com Rui Nunes, é o “reconhecimento da importância desta proposta nomeadamente num momento histórico em que os direitos humanos das mulheres foram severamente afetados devido à pandemia provocada pela COVID-19”.

O júri deliberou por unanimidade “em particular pela proposta portuguesa (à UNESCO) de Declaração Universal de Igualdade de Género, uma iniciativa de grande atualidade e alcance na promoção da igualdade de género como direito humano fundamental, que se quer traduzir numa ferramenta concreta, na qual valores como a justiça e a não discriminação são aplicados no domínio da igualdade de género em diversas áreas”, proposta que mereceu o acolhimento do Senhor Presidente da Assembleia da República.

Para Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, esta distinção ao mais alto nível, é um marco fundamental na proposta à UNESCO desta declaração tornando-se mais provável a sua discussão e aprovação ao longo de 2022.

Share.

Comments are closed.