Projeto “Santo Tirso voluntário

0

O projeto “Santo Tirso voluntário” pretende fazer a ponte entre as necessidades das instituições e as características dos voluntários.

A Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou, esta segunda-feira, o “Santo Tirso Voluntário”, um banco local de voluntariado que pretende organizar as ofertas disponíveis no concelho e capacitar voluntários.

Estimular o desenvolvimento do espírito e das práticas de voluntariado em prol da comunidade tirsense foi um dos objetivos que estiveram na origem da criação do Santo Tirso Voluntário. Este projeto visa, também, promover a formação de uma cultura de maior participação e consciência cívica, bem como sensibilizar as pessoas e as organizações para a importância do voluntariado.

“A Câmara Municipal, através do Santo Tirso Voluntário, apresenta-se como um ponto de confluência entre os cidadãos que procuram locais para exercer voluntariado e as instituições que procuram voluntários para ingressar nas suas equipas”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

Para o autarca, a criação do Banco de Voluntariado “promove a cidadania ao nível local e intermunicipal, fortalecendo vínculos e construindo soluções para os desafios da comunidade, incentiva o envolvimento responsável e ativo dos cidadãos, rompe barreiras e contribui, de forma clara, para uma sociedade mais justa, mais solidária, mais equitativa e preocupada com o próximo”.

O projeto é aberto a todas as idades e o voluntariado pode ser exercido nas mais variadas áreas, dentro e fora do concelho. Todos os inscritos deverão comprometer-se a respeitar os princípios deontológicos inerentes à atividade a desenvolver, possuir perfil adequado face às tarefas a executar, dispor de tempo disponível para práticas de voluntariado, estar motivado e ter capacidade de adaptação.

Relativamente às entidades promotoras, podem candidatar-se todas as que tenham fins não lucrativos, estejam legalmente constituídas, sejam sediadas ou possuam instalações no concelho de Santo Tirso e que tenham a situação tributária e contributiva regularizada perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social, respetivamente.

As entidades privadas, sediadas no município de Santo Tirso, podem aderir, desde que pretendam, conscientemente, criar uma estratégia de responsabilidade social integrada através do voluntariado corporativo, elaborando ações, apoios ou incentivos que visem envolver os colaboradores no âmbito de atividades voluntárias junto da comunidade.

Por fim, podem também integrar o projeto os grupos informais do município de Santo Tirso que desenvolvam ações de voluntariado para minorar problemas sociais.

As inscrições devem ser feitas através do site do Município, em https://www.cm-stirso.pt/viver/santo-tirso-voluntario . Em caso de dúvida, deve ser contactada a Câmara Municipal, através do Serviço de Juventude e Voluntariado, enviando email para juventude@cm-stirso.pt  ou ligando para o número 91 34 87 037.

Durante a cerimónia foi, ainda, reconhecido o altruísmo e trabalho de todos os voluntários que dedicaram o seu tempo a apoiar os outros no combate à pandemia. “Não posso deixar de agradecer a todos os voluntários e voluntárias, cidadãos anónimos, às juntas e uniões de Freguesia, aos bombeiros e a todos os que, de uma forma ou de outra, desempenharam um importante papel no seio das suas comunidades, num período tão conturbado como aquele que temos enfrentado nos últimos dois anos”, destacou Alberto Costa, sublinhando que, desde março de 2020 “o voluntariado comprovou o seu especial valor no seio da humanidade”.

 

 

 

 

 

Share.

Comments are closed.