Luis Delgado e André Cabeças – vencedores do Rali de Santo Tirso 2022

0

Os jovens João Andrade e João Gonçalves deram continuidade em Santo Tirso à sua luta no Campeonato Start Norte de Ralis, mas viram chegar um novo adversário de respeito: Luis Delgado que chegou, viu e venceu, ainda que não o tenha conseguido com facilidade. André Cabeças e Bino Santos levaram o Mitsubishi Mirage Evo ao triunfo na prova extra.

A prova do Clube Automóvel de Santo Tirso voltou a evidenciar todas as suas qualidades, para além de 81 equipas inscritas, teve muito publico a assistir e encerrou em apoteose com o regresso da tradicional super-especial noturna, este ano mais longa e melhorada. Armindo Araújo pilotou o carro 0, o seu carro de treinos, mas para a super-especial pegou Skoda Fabia Rally2 Evo levou a vereadora do Desporto – Sara Moreira – como navegadora e fez uma exibição inesquecível na dupla passagem a abrir e a fechar a especial espetáculo da prova.

João Andrade e Sérgio Paiva começaram a liderar a prova com o Peugeot 208 frente a João Gonçalves e Rui Araújo com o Honda Civic a perderem 4,4s nos dois primeiros troços.

Na PEC3, Andrade, fura, e acaba por ter uma ligeira saída de estrada, em função disso, a liderança fica nas mãos de João Gonçalves, mas na PEC 4, é a sua vez de perder tempo com problemas no acelerador do Honda.

Fruto dos acontecimentos, Luis Delgado chegava à liderança da prova, depois de um início cauteloso. O piloto flaviense navegado por Paulo Silva, tinha 23,4s de vantagem nos dois troços que faltavam, mais a super-especial, vantagem que soube gerir para vencer por 22,3s. Luis Delgado  disse: “Entramos com cautela porque pouco rodamos com o carro, depois fomos subindo o ritmo e acabamos por ser felizes, quando os nossos adversários se atrasaram.”

Fora da luta pela vitória, João Andrade e João Gonçalves guerrearam-se pelo 2º lugar, este só ficou decidido na super-especial, onde Andrade fez um tempo canhão, mas não era preciso tanto, pois, Gonçalves não tinha os pneus adequados para o piso de paralelo e perdeu bastante tempo. No final a diferença entre ambos foi de 7,3s.

Mário Castro e Ricardo Cunha, levaram o Ford Fiesta Ecobost ao 4º lugar final, apesar de um susto na super-especial. Tiago Caetano / Pedro Dias da Silva, conseguiram o 5º posto final, tendo sofrido alguns problemas de injeção no Citoen Saxo. Terminaram 45 equipas na prova reservada ao Campeonato Start Norte de Ralis.

Referência particular, para Celso Moura / Ludgero Leal, que abandonaram na PEC4 com problemas no Peugeot 205 Maxi, quando estavam no 4º posto, bem como para a dupla Tirsense, Bruno Leão / Ana Rita Faria que depois do 6º tempo no troço inaugural, tiveram problemas de transmissão no BMW E30, desistindo após a PEC2.             Cristina Silva / Eliana Monteiro no Ford Fiesta, foram a melhor das várias duplas femininas que alinharam nesta prova.

André Cabeças dominou a prova extra

A prova extra, destinada aos concorrentes com viaturas não elegíveis, para o Campeonato Start Norte de Ralis, foi dominada por André Cabeças / Bino Santos no Mitsubishi Mirage Evo, a mais forte concorrência veio de Jorge Santos / Alexandre Rodrigues, num Skoda Fabia S2000.

André Cabeças começou com uma penalização de 10seg por falsa partida, logo no troço inaugural, ficando a liderança para Jorge Santos. Cabeças reagiu no segundo troço e instalou-se no 1º posto, aproveitando o fato de Santos se ter esquecido de ligar o modo “Stage” no seu Skoda. Mas as peripécias para o homem do Fabia S2000, continuaram com problemas de alternador, acabando por desistir após a PEC 6, antes da super-especial, quando estava no 2º posto a 14 segundos de Cabeças.

Jorge Perez e Angel Perez, levaram o belo e bem audível Porsche 997 GT3, ao 2º posto final a 1m02,7s. José Silva e Paulo Lopes fecharam o pódio, com o Skoda Fabia R5  a 2m10,2s.

Clube Automóvel de Santo Tirso

Share.

Comments are closed.