TRAPALHÕES IV – Toca a pagar “bilhetes de graça” na semana da (i)mobilidade!

0

TRAPALHÕES IV – Toca a pagar “bilhetes de graça” na semana da (i)mobilidade!

A programação concelhia alusiva à Semana Europeia da Mobilidade (SEM) previa, no dia 19 de setembro, viagens de autocarro gratuitas dentro do município. Divulgada com pompa pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a iniciativa contemplava os Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST), Transdev e Auto Viação Pacense.

Passados alguns dias, o PSD de Santo Tirso começou a receber queixas de munícipes que, incompreensivelmente, foram cobrados pelas operadoras para realizarem percursos de autocarro dentro do concelho.

Pior: pelo mesmo trajeto, uns pagaram bilhete e outros não!

E-mails, mensagens, ligações, comentários nas redes sociais…. dezenas de queixas e reparos que permitem concluir que a iniciativa redundou em mais uma grande trapalhada.

O PSD de Santo Tirso percebe, agora, o sentido da ironia do presidente da edilidade, que, no dia 21 de setembro, ou seja, passados dois dias, proferiu esta pérola: “enquanto alguns [PSD de Santo Tirso] se preocupam com os autocarros, nós [Câmara Municipal] preocupamo-nos com as bicicletas”.

Durante a última sessão da Assembleia Municipal (AM), Alberto Costa elogiava a organização da SEM no município e criticava, aparentemente, a posição pública social-democrata que visa a adoção de mais e melhores soluções de transporte público nos vales do Leça e Nascente.

Entende-se agora que o edil acabou por assumir a complexidade de tal missão e a falta de capacidade do executivo organizar e promover algo tão simples como um dia de autocarros gratuitos no município.

Também só agora se percebe que os sorrisos que inundaram as hostes socialistas, motivados pelo gracejo do autarca e entendidos pelo público presente na AM como uma manifestação bajuladora ao líder, foram, afinal, uma expressão constrangedora de incapacidade de gerir a coisa pública.

É que mesmo as bicicletas de uso compartilhado – PEDALA – estão hoje nas ruas da cidade por sugestão social-democrata e pressão da opinião pública.

Mais do que nunca, por um município para todos!

Share.

Comments are closed.