Santo Tirso propõe visitas e experiências para descobrir turismo industrial

0

DE 10 A 16 DE ABRIL, É POSSÍVEL PARTICIPAR EM ATIVIDADES RELACIONADAS COM O PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DO CONCELHO

Santo Tirso é um dos municípios que participam na segunda edição da iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, tendo previsto um conjunto de iniciativas, de 10 a 16 de abril, destinadas a promover os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial.

Entre os dias 10 e 14, vão decorrer visitas guiadas ao Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso, onde será possível conhecer a exposição permanente que apresenta a história deste complexo e a sua importância para o desenvolvimento do concelho. Ali são também abordados os novos rumos da indústria têxtil e do vestuário, os desafios do presente e as várias facetas da indústria da moda.

As visitas guiadas ao Centro Interpretativo são gratuitas, mediante inscrição prévia obrigatória, com dois dias de antecedência.

De 11 a 14 de abril, será também possível “Descobrir o processo produtivo do Licor de Singeverga”, através da participação numa visita ao mosteiro dos monges beneditinos que criam esta bebida única, na freguesia de Roriz.

A visita traduz-se num percurso à volta do processo produtivo ancestral do Licor de Singeverga, permitindo observar a arte de produzir esta bebida monástica, que combina especiarias com lume, repouso, madeira envelhecida e um dom nascido da serenidade e da comunhão com os valores da vida e do tempo.

As visitas guiadas têm um custo de cinco euros por pessoa, mediante marcação prévia obrigatória.

Ainda no dia 14 de abril será, também, possível descobrir como “Harmonizar com quase tudo…! O Licor de Singeverga”. Trata-se de um jantar na Quinta de Silvalde, em Santo Tirso, a partir das 19h00, acompanhado pela bebida, provadores e comentadores, além do distribuidor oficial e de um representante do Mosteiro, numa experiência destinada a revelar como e quando beber o famoso licor.

A participação neste jantar tem um custo de 30 euros por pessoa, mediante marcação prévia obrigatória.

No dia 15 de abril, a proposta passa pela realização de uma visita à Fábrica do Rio Vizela, o berço da indústria têxtil do Vale do Ave. Ali, o visitante poderá conhecer o espaço da antiga unidade e a sua história, que se cruza com a Casa de Serralves, o Conde de Vizela e o industrial Narciso Machado Guimarães.

A visita, com início às 10h00, é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória com o mínimo de dois dias de antecedência.

Nos dias 15 e 16, a Estação Ferroviária de Santo Tirso recebe uma atividade, desta vez vocacionada para as famílias, subordinada à “Sabedoria ancestral de tecer”.

Numa experiência gratuita e orientada pela artesã Teresa Martins, todas as pessoas, sem exceção, podem partir à aventura e descobrir como se faz uma trama em tirela, que também poderiam ser trapos, linho ou seda.

Todas as inscrições devem ser realizadas através do link https://bit.ly/3MBdamf. Mais informações sobre esta atividades podem ser obtidas através dos telefones 252 830 411 ou 252 809 120, ou por correio eletrónico (turismo@cm-stirso.pt, museus@cm-stirso.pt).

A iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” é promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que integra o Turismo de Portugal, o Turismo do Porto e Norte (TPNP) e o Município de Santo Tirso, entre outras entidades públicas e privadas.

 

 

Share.

Comments are closed.