Trajes minhotos para ver no centro cultural municipal de Vila das Aves

0

MOSTRA ESTARÁ PATENTE DE 7 DE JUNHO A 31 DE JULHO

Seis tipos de trajes integram a exposição “Trajes do Baixo Minho”, que estará patente entre 7 de junho e 31 de julho, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. A mostra convida a conhecer um pouco da história popular através das tradições etnográficas do Baixo Minho.

Esta coleção exibe vestuário do século XIX e inícios do século XX, recolhidos no distrito de Braga, distintos consoante as diferentes zonas etnográficas: traje de Encosta, traje de Ribeira, traje de Valdeste, traje de Sequeira, traje masculino e traje de Capotilha ou Vale do Cávado, sendo este último o mais característico da cidade de Braga.

Para além dos trajes, fazem também parte desta mostra os instrumentos musicais que nunca faltavam numa festa popular, como a concertina, o cavaquinho, viola braguesa, clarinete, bombo e ferrinhos.

“Trajes do Baixo Minho” é organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com o Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio e o Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, de Braga, e estará patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, de 7 de junho a 31 de julho.

Pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h30. Aos sábados o horário é das 14h30 às 18h30. A entrada é gratuita.

Share.

Comments are closed.