Secretário de estado assinalou arranque do ano letivo na Escola da Pont

0

PEDRO DANTAS DA CUNHA INTEIROU-SE SOBRE PROJETOS NA ÁREA DA SAÚDE E BEM-ESTAR

O secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, esteve, esta segunda-feira, na Escola Básica da Ponte, em S. Tomé de Negrelos, a assinalar o arranque do novo ano letivo. Acompanhado por Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, e pela gestora da escola, Alexandra Ferreira, Pedro Dantas da Cunha visitou o estabelecimento de ensino e inteirou-se de alguns dos projetos promovidos pelo Município nas áreas da saúde e bem-estar.

Durante o discurso de abertura, e depois de fazer votos de um excelente ano escolar para toda a comunidade educativa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, falou do investimento que tem vindo a ser feito, no concelho, na promoção do equilíbrio físico e mental dos alunos.

“Temos um orçamento anual de mais de oito milhões de euros em Educação, que consideramos um verdadeiro investimento, e temos apostado em desenvolver uma série de projetos educativos inovadores que visam a integração de duas vertentes essenciais: a educação e o bem-estar”, explicou o autarca.

“Só no último ano letivo avançámos um programa de estimulação fonológica para todo o pré-escolar que este ano será alargado ao primeiro ciclo, e colocámos a musicoterapia à disposição dos Agrupamentos de Escolas”, acrescentou.

Alberto Costa anunciou, ainda, que a juntar a estes projetos, este ano, a Câmara vai avançar com a dança e com o teatro como “ferramentas de inclusão e promoção de competências sociocognitivas”.

Antes da visita ao estabelecimento de ensino, Pedro Dantas da Cunha elogiou o projeto da Escola da Ponte, e lançou um repto aos alunos: “Não parem de fazer perguntas, essa é a essência da Ponte e de toda a boa escola”.

Acompanhado pela gestora da Escola Básica da Ponte, Alexandra Ferreira, o secretário de Estado tomou contacto com os projetos de fonologia, musicoterapia, ciclismo vai à escola, teatro e terapias de relaxamento.

Para além destes, ao nível do bem-estar a Câmara dinamiza, ainda, os projetos Eu Sou + Escola e Bem Me Quero, para a promoção das competências socioemocionais, o Crescer para Cima e Desperdício Zero, no âmbito da alimentação saudável, e o Coloradd ao nível da inclusão pela cor.

No ano letivo 2024/2025, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai investir mais de 600 mil euros em projetos de saúde e bem-estar que chegam a 7320 alunos, do pré-escolar ao secundário.

Share.

Comments are closed.