SÃO ESPERADOS CERCA DE 2 MIL ATLETAS NOS DIAS 15 E 16 DE FEVEREIRO
A 10ª. edição do STUT – Santo Tirso Ultra Trilhos, uma das principais provas de corrida de montanha do calendário nacional, realiza-se a 16 de fevereiro. O dia anterior é reservado aos mais novos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até 04 de fevereiro.
O STUT – Santo Tirso Ultra Trilhos está de parabéns: a prova de 2025 vai ser a 10ª. edição. Os cerca de 2 mil atletas esperados vão competir, nos dias 15 e 16 de fevereiro, nesta que é uma das principais provas de corrida de montanha do país.
Organizada em conjunto pelo NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso e pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta é uma competição de trail que se desenvolve pelos montes circundantes dos concelhos de Santo Tirso e de Paços de Ferreira. Em simultâneo com as provas, realiza-se um percurso pedestre de dificuldade moderada e carácter não competitivo, bem como um trail com vertente educativa para as crianças.
Ao longo do dia 16 de fevereiro, esta prova que promete voltar a contar com a participação de alguns dos melhores atletas da modalidade inclui quatro percursos distintos: o Santo Thyrso Ultra Trilhos (STUT) de 44 quilómetros, o Santo Thyrso Trail Longo (STTL) de 32 quilómetros, o Santo Thyrso Trail Curto (STTC) de 18 quilómetros, e a tradicional caminhada de 10 quilómetros.
Sara Moreira, vereadora do Desporto da Câmara Municipal e atleta de atletismo recentemente retirada da alta competição, diz que “o STUT, que completa este ano 10 anos, é uma competição de referência, que atrai atletas de todo o país e, até, público internacional”.
Nas palavras de Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal, “o STUT é uma das provas mais emblemáticas de Santo Tirso, não só por ser uma referência no trail cá dento e lá fora, mas também por tirar o melhor partido do nosso extraordinário património natural”.
“Para além da vertente competitiva”, salienta ainda o autarca, “temos também muito orgulho na nossa caminhada do STUT. É sempre um dia especial para as famílias e para os grupos de amigos do concelho, que aproveitam a ocasião para usufruir da Natureza e de tudo o que ela tem para oferecer”.
O “Desporto Verde” continua a ser uma das apostas do Município, uma vez que promove a saúde e o bem-estar, ao mesmo tempo que sensibiliza a população para a importância da conservação dos espaços naturais e da valorização dos ecossistemas. Como aponta Alberto Costa, “para cuidar, temos antes de conhecer, apreciar e respeitar, e o desporto de ar livre é uma excelente maneira de incentivar, particularmente os mais novos, a apreciar a nossa biodiversidade riquíssima”.
Também de olhos postos no horizonte, Sara Moreira acredita que “a vertente KIDS do STUT faz com que o futuro esteja garantido, porque as sementes de hoje serão os frutos de amanhã”. “Com 10 anos de experiência no terreno e com muitas aprendizagens, julgo que estamos preparados para continuar a inovar na vertente competição, em conjunto com a Federação Portuguesa de Atletismo”, acrescenta ainda.
A prova de Ultra Trilhos tem início marcado para as 08h30, na Praça 25 de Abril, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Santo Tirso. O Trail Longo irá sair pelas 09h00, seguindo-se o Trail Curto meia hora depois e a Caminhada pelas 09h40. A meta de todas as provas do STUT estará instalada na Praça 25 de Abril, onde decorrerão, também, as cerimónias de entrega de prémios.
Já o STUTS KIDS vai decorrer na tarde de dia 15, no Parque Urbano de Geão. Este trail para os mais novos engloba igualmente quatro percursos de diferentes distâncias: o trajeto de 500 metros é dedicado aos pequenos atletas dos 5 aos 7 anos e o de 1000 metros destina-se às crianças dos 8 aos 10 anos, sendo que a prova de 1500 metros vai ser feita para os atletas dos 11 aos 13 anos e a dos 2000 metros pelos jovens dos 14 aos 17 anos.
O STUT é um evento que promove e privilegia, acima de tudo, o fair play e o respeito pelo meio ambiente. Os percursos do STUT são maioritariamente compostos por trilhos, caminhos e estradas florestais, proporcionando uma oportunidade única para os participantes desfrutarem do património ambiental, arquitetónico, religioso e cultural do concelho.
A corrida levará os atletas a percorrerem trilhos que passam por espaços naturais emblemáticos, com destaque para o Carvalhal de Valinhas, o Monte de Nossa Senhora da Assunção, o Monte Padrão, as Quedas de Fervença, o Monte Córdova e, ainda, o Monte do Pilar, este último no concelho de Paços de Ferreira.
Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito nas localidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas. O percurso irá estar balizado com fitas sinalizadoras, placas e marcas no pavimento ou outros suportes apropriados. É imperativo seguir os caminhos balizados sem tomar atalhos.
Os atletas são também responsáveis pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis) ou não naturais, que tenham consigo. Assim, apelamos a que os resíduos sejam depositados no abastecimento mais próximo, ou transportados até à linha da meta.
A prova do STUT integra o Circuito Nacional de Trail Ultra da época de 2025. As inscrições para o STUT e para o STUT KIDS já estão abertas e podem ser realizadas até ao dia 04 de fevereiro. Após esta data, as inscrições poderão ser aceites, mas apenas caso não estejam esgotadas e sem garantia de kit completo.
A prova de Caminhada é aberta a todos, sendo que crianças menores de 14 anos inscritas devem ser acompanhadas por um adulto. As provas de corrida do STUT destinam-se apenas a maiores de 18 anos, e as crianças dos 5 aos 17 anos inscritas no STUT KIDS devem acompanhar-se da autorização, disponível na página do evento, devidamente preenchida pelo encarregado de educação.