Arrancou obra da nova ligação à estação ferroviária de Lordelo

0

A NOVA LIGAÇÃO VAI SERVIR AS FREGUESIAS DE VILA NOVA DO CAMPO, VILARINHO E RORIZ

A construção da nova ligação entre a freguesia de Vila Nova do Campo e a estação ferroviária de Lordelo, em Guimarães, já arrancou. A obra vai servir três freguesias e resolver a elevada sinistralidade no entroncamento da Via Intermunicipal (VIM) com a Estrada Municipal 644.

A primeira fase da construção da nova ligação à estação ferroviária de Lordelo já arrancou. Esta fase inicial implica a construção da nova rotunda no entroncamento com a EM 644, sendo que a segunda fase consiste na edificação da nova ponte sobre o rio Vizela. O investimento total é de 2,7 milhões de euros, nesta que é uma obra que irá servir as freguesias de Vila Nova do Campo, de Vilarinho e de Roriz.

A criação da nova rotunda está orçamentada em 1,1 milhões de euros, investimento assumido inteiramente pela Câmara Municipal de Santo Tirso. As duas fases da empreitada visam, também, impulsionar os modos suaves de circulação, através da criação de acessos pedonais e cicláveis.

Com um prazo de execução de 12 meses, esta empreitada vai, desde logo, resolver a elevada sinistralidade registada no entroncamento da VIM com a EM 644. “Serão construídas passadeiras elevadas, para reduzir a velocidade em ambos os sentidos, já que a velocidade é a principal causa dos acidentes verificados naquele local”, adiantou Alberto Costa aquando da apresentação do projeto.

“Simultaneamente, uma das alterações mais importantes prende-se com a construção de um arruamento exclusivamente destinado à saída de S. Martinho do Campo, em direção a Vilarinho”, destacou também o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, acrescentando que “o objetivo é retirar trânsito da rotunda e, desta forma, quem quiser ir em direção a Vilarinho não tem de ir à rotunda”.

A segunda fase do projeto irá arrancar após a conclusão da primeira fase. A construção da nova ponte sobre o rio Vizela será “um projeto de grande envergadura”, explicou Alberto Costa, e os Municípios de Santo Tirso e de Guimarães, através de um protocolo estabelecido entre as duas autarquias, têm prevista a divisão das responsabilidades relativas a este projeto.

“Santo Tirso comprometeu-se a contratar a elaboração do projeto da nova ponte e arruamentos de acesso, a lançar o concurso e a adjudicar a obra, ao passo que Guimarães reembolsa Santo Tirso da parte correspondente ao seu território, ou seja, cerca de 700 mil euros à data de hoje”, concluiu.

Em baixo, estão disponíveis fotografias e imagens virtuais da futura rotunda na VIM e da futura ponte sobre o rio Vizela, que permitem comparar o antes e o depois do projeto.

Share.

Comments are closed.