A Galeria Alma Mia by Olga Marques, pelo terceiro ano consecutivo, e a Casa das Casas – Decoração de Interiores, conquistaram o primeiro lugar no Concurso de Montras de São Bento 2025, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso no âmbito das tradicionais Festas de São Bento, que decorrem até 13 de julho.
O júri do concurso atribuiu, com a mesma pontuação, o primeiro lugar à Galeria Alma Mia by Olga Marques e à Casa das Casas – Decoração de Interiores, destacando a qualidade e a criatividade dos trabalhos apresentados. Já o terceiro lugar foi atribuído à montra da IN Moldura Oficina – Art Gallery & Design, que se distinguiu igualmente pela originalidade.
Por recomendação do júri, foram ainda atribuídas menções honrosas a várias participações classificadas entre o quarto e o sexto lugar. No quarto lugar, ficaram as montras da Florys e da Tentação Jóias. O quinto lugar coube à proposta apresentada pela ASAS. Em sexto lugar, foram distinguidas as montras da Heylácarapau, Jaime Oculista e Magia do Lar, reconhecidas pelo seu contributo para o embelezamento da cidade durante as festividades.
Este ano, participaram 40 lojas no Concurso das Montras de São Bento. Com empenho e dedicação, prepararam montras alusivas à festividade, reforçando o ambiente acolhedor e festivo nas principais ruas e praças da cidade.
As montras foram premiadas por um júri composto por Manuela Diniz (chefe do Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Santo Tirso), Hugo Assoreira (presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso), Arminda Silva (docente da Escola Profissional de Serviços Cidenai), Pedro Ferreira (diretor geral do Santo Thyrso Hotel) e Gabriela Azevedo (arquiteta – AAR Déco).
A eleição da Montra Favorita do Público decorre até 10 de julho, permitindo que todos os visitantes e residentes possam votar na sua montra preferida. A votação realiza-se por via online, através do QR Code afixado nas montras das lojas aderentes ou em https://www.cm-stirso.pt/pages/2628.
O Concurso de Montras de São Bento tem como principal objetivo valorizar o comércio tradicional e promover a atratividade do centro urbano durante o período das festividades, fomentando simultaneamente o envolvimento da comunidade e o orgulho local.