Alberto Costa na abertura do ano letivo

0

“A felicidade na Escola não é um detalhe é um objetivo”

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso esteve, esta terça-feira, na Escola Secundária D. Dinis a assinalar o arranque do novo ano letivo. Perante a comunidade educativa, Alberto Costa reafirmou o compromisso de continuar a construir uma escola para todos.

“Sabemos que a Educação enfrenta hoje desafios exigentes, por isso, a Estratégia Educativa Municipal 2025/ 2026 aposta em projetos que promovem o bem-estar, a saúde mental, a felicidade e a realização pessoal de cada criança e jovem “, salientou o autarca durante a sessão de abertura do novo ano letivo, que decorreu na Escola Secundária D. Dinis.

Para Alberto Costa, o mais importante é garantir que o investimento de cerca de oito milhões de euros na Educação é feito numa escola inclusiva e equitativa.

“Estamos empenhados em promover projetos educativos inovadores, desde a introdução de novas tecnologias em sala de aula, ao incentivo ao pensamento crítico, ao desenvolvimento de competências socioemocionais e à valorização da ciência, das artes e do desporto como pilares de uma formação completa, e, acima de tudo em reafirmar o nosso compromisso: construir uma escola mais inclusiva, mais justa e mais feliz”.

E, por isso, garante: “Felicidade na escola não é um detalhe, é um objetivo. Uma escola feliz é aquela onde todos têm oportunidades, onde cada aluno encontra sentido e descobre que é capaz”.

Para ir ao encontro desse objetivo a Câmara Municipal está a reforçar as equipas multidisciplinares, os apoios sociais e a fortalecer as redes de diálogo com as direções das escolas, com os professores, com os pais e com os próprios alunos.

“Acreditamos que o sucesso educativo é sempre uma construção coletiva”, explica Alberto Costa.

O presidente da Câmara deixou, ainda, uma palavra de agradecimento aos assistentes operacionais, técnicos e animadores socioculturais, que considera serem o rosto do “acolhimento e da segurança nas escolas e quem desempenha um trabalho essencial para que tudo funcione”.

No mesmo sentido, também a Diretora do Agrupamento de Escolas D. Dinis, Cláudia Soares, expressou “reconhecimento e gratidão” a toda a comunidade educativa, desejando que o ano que agora arranca “seja a continuidade do trabalho colaborativo que tem vindo a ser desenvolvido”.

Por parte dos alunos, Carolina Azevedo, do 12º ano, deu o seu testemunho, afirmando ser muito feliz na Escola D. Dinis ao longo dos últimos oito anos.

A sessão contou, ainda, com um momento musical por Ricardo Azevedo, e um momento de dança pela Equipa de Desporto Escolar de Desportos Gímnicos da Escola D. Dinis.

No final, teve lugar uma visita ao Parque de Geão onde estavam a decorrer várias atividades desportivas.

 

 

Share.

Comments are closed.