Num mandato em que se assume as áreas da Habitação e Juventude como prioridades, o Executivo Municipal dá continuidade ao projeto político iniciado em 2021 com uma distribuição de pelouros que reflete este compromisso.
Na tomada de posse, que decorreu no passado sábado nos Paços do Concelho, Alberto Costa fez questão de realçar que tem uma “equipa competente e experiente de vereadores”, com a qual conta para pôr em prática o programa de Governo escolhido pela maioria dos tirsenses.
Salientou, igualmente, que o mandato de 2025-2029 não será um novo ciclo, nem uma nova etapa, “apenas a continuidade do projeto que iniciámos em 2021”.
Como reforça agora o presidente, “o compromisso político para os próximos quatro anos coloca em destaque as preocupações com o crescimento económico, o crescimento demográfico, o desenvolvimento das freguesias, a execução de infraestruturas públicas, a coesão social, o acesso a serviços públicos, a oferta cultural e a atração de turistas”.
“Esta é, sem dúvida alguma, a melhor equipa para executar este compromisso e merecer a honra que Santo Tirso nos voltou a dar”, acrescenta.
Apesar de contar com algumas novidades, a distribuição de pelouros do novo Executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso reflete precisamente a continuidade do projeto político.
O novo pelouro da Habitação, tal como anunciado pelo autarca no sábado, será assumido pelo próprio. Alberto Costa irá assumir também pelouros como a Coordenação Geral das Políticas Municipais, o Crescimento Económico, os Projetos, Obras Municipais e Requalificação do Espaço Público, a Governação de Proximidade e o Plano de Investimento nas Freguesias.
O presidente fica, assim, com várias das principais pastas – relativas à habitação, às freguesias e às infraestruturas municipais –, às quais se junta o pelouro da Proteção Civil, da Floresta e Bombeiros.
A vice-presidência é novamente assumida por Nuno Linhares, que irá contar com os pelouros do INVEST Santo Tirso, do Emprego e Inserção Profissional, dos Recursos Humanos, da Contratação Pública e da Saúde e Bem-Estar.
Sílvia Tavares, a terceira vereadora eleita, mantém as pastas da Educação e Formação, da Transição Digital, dos Sistemas de Informação e do Planeamento e Ordenamento Territorial, aos quais agora irá adicionar o do Urbanismo.
Os pelouros da Transição Climática e Sustentabilidade, dos Serviços de Água, Saneamento e Resíduos e da Cultura mantêm-se com Ana Maria Ferreira. A novidade para a quarta vereadora eleita será a pasta das Relações Internacionais.
Jorge Gomes e Marco Cunha são as adições ao Executivo Municipal que, não tendo integrado a equipa no mandato anterior, se juntam agora à Vereação para reforçar a continuidade do projeto político.
As pastas do Desporto, da Juventude e Voluntariado e da Proteção da Vida Animal vão ficar nas mãos de Jorge Gomes, sendo que a Juventude é o segundo grande pilar do programa para 2025-2029.
Já Marco Cunha irá assumir o pelouro da Coesão Social, ao qual se adicionam as pastas da Polícia Municipal, da Mobilidade e Gestão da Via Pública e dos Transportes Públicos.
O Executivo Municipal empossado no sábado vai trabalhar nos próximos anos com uma missão em vista, reforçada por Alberto Costa ao terminar o seu discurso: “lutar por condições que projetem um futuro ainda melhor para as atuais e futuras gerações”.
A listagem completa da distribuição de pelouros para o mandato 2025-2029 pode ser consultada em: https://www.cm-stirso.pt/institucional/camara-municipal/executivos.















