Câmara municipal abre concurso público desportiva do parque urbano de Rabada

0

 

A obra implica um investimento de 1, 9 milhões de euros e, depois de consignada, terá um prazo de execução de 180 dias 

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso acaba de colocar a concurso público a empreitada “parque urbano de rabada – área desportiva”. A obra implica um investimento de     € 1 913 330, 81 (um milhão, novecentos e treze mil trezentos e trinta euros e 81 cêntimos) e, depois de consignada, terá um prazo de execução de 180 dias.

 

Lembramos que o Parque Urbano de Rabada (PUR) já dispõe de áreas de estadia, recreio e lazer, e infraestruturas várias. Pretende-se agora dotar este espaço verde público de áreas destinadas à prática desportiva recreativa.

 

Assim, a empreitada posta agora a concurso contempla a construção de um campo de futebol em relva sintética (1) e um polidesportivo, com valências múltiplas, tais como o ténis (2) e basquetebol e andebol (3) e os respetivos balneários e wc (4) tal como documenta a planta que enviamos em anexo.

 

Esta intervenção integra ainda a construção de caminhos de acesso em slurry sintético e a criação de uma área de estadia de apoio e de áreas verdes de enquadramento. Serão ainda executadas as infraestruturas necessárias, tais como rede de rega, drenagem de águas pluviais, abastecimento de água e drenagem de águas residuais.

 

A proposta contempla também a iluminação do anfiteatro, colocação de iluminação pública nas áreas ainda não intervencionadas, mobiliário urbano (bancos e papeleiras e bebedouros) e sinalética. A iluminação do anfiteatro ao ar livre é constituída por três postes e permite, de acordo com estudos luminotécnicos, otimizar a iluminação da zona de palco, evitando a dispersão da luz. No que respeita à sinalética a proposta segue a imagem já criada identificando esta área desportiva. A informação é acessível a cegos e amblíopes, pelo que a sinalética está assente em áreas pavimentadas cuja textura permite entender a sua existência.

 

Esta nova área desportiva permitirá ainda a realização de outras atividades desportivas de carácter informal e complementar. Está também garantida a utilização e acessibilidade por pessoas com mobilidade reduzida de acordo com o DL nº 163/2006, de 8 de Agosto.

 

Importa referir que o Parque Urbano da Rabada se insere numa área de 96 274 metros quadrados e está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave. Com estas sucessivas intervenções pretende a Câmara Municipal potenciar as características naturais existentes, criando infraestruturas e equipamentos que permitam a fruição dum espaço verde público inserido na Estrutura Verde Urbana da cidade de Santo Tirso e no Plano de Urbanização das Margens do Rio Ave (PUMA).

 

De acordo com o Diagnóstico Social do concelho de Santo Tirso, um dos eixos de intervenção em prol da coesão social e territorial é a promoção do associativismo desportivo e a criação de instalações desportivas com o objetivo de melhorar o acesso da população à prática desportiva e contribuir simultaneamente para o bem-estar da população. Neste contexto a Câmara Municipal de Santo Tirso promove um conjunto de atividades desportivas com impacto no movimento associativo concelhio e na população escolar e na comunidade municipal.

 

Share.

Comments are closed.